Março/2009

 

Fonte (exceto quando outra fonte for indicada):

Boletim da Representação Nordeste do Ministério da Cultura


Atualização em 31/03/2009:

RESULTADO INTERCÂMBIO ABRIL
O MinC divulgou os projetos selecionados no Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, coordenado pela Secretaria de Incentivo e Fomento à Cultura (Sefic/MinC), para viagens a se realizarem em abril. Das 60 candidaturas que entraram na pauta da reunião da comissão de avaliação, realizada no último dia 23, foram selecionadas 37 propostas. Inicialmente, o total de R$ 200 mil de recursos do Fundo Nacional da Cultura disponibilizados para o período serão assim divididos entre as duas categorias: 19 Candidaturas Individuais e 11 Candidaturas de Grupo. Também foram selecionadas cinco propostas individuais e duas de grupo para compor a lista de espera. Dentre os contemplados, 5 são da Região Nordeste. Outras informações: www.cultura.gov.br/ .

ENCONTRO DE PONTOS

Acontece de 9 a 12 de abril o 1º Encontro de Pontos de Cultura dos Estados do Piauí, Ceará, Maranhão e Tocantins. O evento, que acontece no Teatro Cidade Cenográfica, em Floriano (PI), prevê oficinas de câmera para os Pontos de Cultura que trabalham com audiovisual e produção para os que atuam com Artes Cênicas. Durante a implantação de suas etapas, serão criadas duas redes de troca de informação , uma de audiovisual e outra de artes cênicas. Serão realizados ainda  três eventos com ações em nível nacional : o 1º Encontro Nacional de Circo, em Parceria com o projeto Circo - Circulando o Piauí, apoiado pelo Fundo Nacional de Cultura/MinC; o 1º Festival Nacional de Teatro e o 4º Encontro Nacional de Cinema dos Sertões. Acontecerão também workshops dentro das oficinas. Outras informações: comunicacao@fundac.pi.gov.br/ .

FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE

Acontece de 4 a 11 de abril (Semana Santa), no Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga e Espaço Cultural Tancredo Neves (Caruaru - Pernambuco), o 30º Festival Internacional de Folclore de Caruaru. O evento visa contribuir para a preservação e a promoção da arte tradicional popular e a melhoria da qualidade artística dos grupos, através de apresentações de grupos de danças folclóricas nacionais e internacionais. Outras informações: http://www.festivaldecaruaru.com.br/festival.htm/ .

ALAGOAS

EXPOSIÇÃO
No período de 1 a 16 de abril, o artista plástico Achiles Escobar inaugura, às 19 horas, no Memorial à República (Avenida da Paz - Jaraguá), a exposição Cidade de Papel Marchê, retratando personagens dos folguedos populares de Alagoas, num tributo ao folclorista Ranilson França. O trabalho é resultado de três meses de interação de Achiles com um grupo de jovens de 13 a 17 anos, moradores da comunidade do bairro de Bebedouro, do Ponto de Cultura Chã de Folguedos, que aprenderam a técnica da papietagem e do papel marchê. A iniciativa foi possível graças ao Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura, da Fundação Nacional de Artes - Funarte e do Ministério da Cultura - MinC. Outras informações: (82) 9908-9584 / 8871-6496 (Kelly Baêta),
tendaodoachiles@hotmail.com; kellybaeta@hotmail.com/.

BAHIA

DANÇA

A partir da próxima quarta-feira (01) até 23 de abril, A Cia João Perene, Núcleo de Investigação Coreográfica, realiza a Maratona de Espetáculos de Dança, Salvador -BA. As apresentações acontecem na sala do coro do Teatro Castro Alves - TCA, Rua Dois de Julho, s/n, Campo Grande, às 20h. Nos dias 01 e 02 será apresentado o Farpas e Laminas de um Corpo Visível, 08 e 09 o Monólogo para Alguns Corpos, encerrando o evento, O Azul de Klein e Farpas e Laminas de um Corpo Invisível, 22 e 23. A iniciativa tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia por meio da Fundação Cultural. Outras informações: 71- 9124-0296 ou
www.joaoperene.com.br/ joaoperene@hotmail.com/
.

EDITAL PARA TEATRO
Continuam abertas as inscrições para o Edital Quintas do Teatro, criado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia - Funceb. O edital, que objetiva difundir e estimular a produção teatral da Bahia, aceita inscrições até o dia 8 de abril para seleção de propostas de teatro de sala e de rua, profissional e amador. As apresentações serão realizadas no Cine-Teatro Solar Boa Vista e no Espaço Xisto Bahia, em Salvador, exceto os espetáculos de “teatro de rua”, que deverão acontecer ao ar livre. Cada proposta selecionada receberá um cachê no valor bruto de R$ 5.000,00. Inscrições e outras informações:
www.funceb.ba.gov.br/ .


CEARÁ

MÚSICA AUTORAL
Inscrições abertas para o I Festival de Música Autoral do Crato. O Festival objetiva contemplar músicos que buscam um espaço para divulgação do seu trabalho com um espaço para isto e estimular a cultura da música na cidade de Crato e em sua região, já que abrange toda a macro-região do Cariri/centro sul. As inscrições podem ser realizadas nos dias úteis (das 9h às 17h - horário local), até 10 de abril de 2009. Outras informações: http://festivaldemusicaautoral.blogspot.com/ .

ARTES PLÁSTICAS
Segue até 30 de abril a exposição De Passagem, dos alunos do curso superior de Tecnologia em Artes Plásticas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFECT-CE). A mostra, que acontece na Galeria Antonio Bandeira (Rua Conde d’Eu, 560 – Centro), faz parte dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos. Ao todo são dez novos artistas exibindo trabalhos de pintura, gravura, desenho, além de técnicas contemporâneas, como o stencil (decalque na parede), a web-art (arte na internet) e  performance (escultura interativa). O horário de visitação é de segunda a sexta, das 9h às 17h30, e aos sábados, das 9h às 15h30. Outras informações: (85) 3105.1386.


MARANHÃO

PONTO DE CULTURA

A Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma) divulga as listas de projetos classificados e desclassificados na segunda etapa de seleção do edital para Pontos de Cultura do Maranhão - 2008. As listas podem ser acessadas e baixadas na seção downloads, no site da secretaria,
www.cultura.ma.gov.br. Os projetos classificados serão encaminhados agora para a terceira e última etapa de seleção. Os desclassificados têm cinco dias úteis para apresentar recursos à Secma. Os projetos classificados passam agora para  terceira e última etapa de seleção. Os não-classificados têm cinco dias úteis para apresentar recursos à Secma. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (98) 3221-9552,  na  Superintendência de Gestão do Programa Mais Cultura para o Maranhão ou pelo endereço: http://www.ma.gov.br/
.

DANÇA
Na próxima sexta-feira (03), no Teatro Arthur de Azevedo – TAA, em São Luís, será apresentado o espetáculo Beijo, que segue até 05 de abril Trata-se da encenação de dança contemporânea com elenco da Via Sacerdotal Cia de Dança, em comemoração ao Dia Nacional do Beijo (13 de abril). O espetáculo ocorre a partir das 20h, no dia 03 (sexta), com ingresso a preço único : 10,00  reais, mais 1kg de alimento não perecível. Já nos dias (04) sábado e (05) domingo, o valor cobrado é de 15,00. O espetáculo tem indicação  livre. Com 1 hora  de duração, conta com a produção de Carlos Kenne e Cléo Júnior. Os ingressos serão vendidos, na bilheteria do TAA, Rua do Sol, Centro da cidade, de terça a domingo a partir das 14h. Outras informações:
www.ma.gov.br/.
 

PARAÍBA

NOVOS TALENTOS
Os interessados em participar do I Festival de Música Popular em Pombal (Femop) podem fazer sua inscrição até dia 10 de abril. O evento, a ser realizado nos dias 07, 08 e 09 de maio, no Largo da Praça do Centenário, visa abrir espaço, no sertão paraibano, para a descoberta de novos talentos musicais, estimulando, premiando e promovendo o intercambio entre compositores, autores e interpretes da Música Popular Brasileira.  O Femop é realizado por meio da lei Augusto dos Anjos do Fundo de Incentivo à Cultura do Governo do Estado da Paraíba , o FIC . Mais informações: www.
fempop.blogspot.com/.

ÓPERA
Nos dias 03, 04 e 05 de abril, a Cia Operação apresenta Ópera Orfeu e Eurídice C.W. Von Gluck, às 20h, no Theatro Santa Roza, em João Pessoa. O espetáculo marca a retomada da produção operística no estado, que manteve-se parada  por alguns anos. A iniciativa conta com o apoio da lei de incentivo à cultura do MinC. O grupo é formado pela orquestra de Câmara de Ábdon Milazez - Ocam e Coro Lírico Operação, com 50 integrantes. O espetáculo tem duração de 1 hora de 20 minutos divididos em 3 atos. O projeto tem como solista o cantor lírico e produtor da ópera, o contratenor Kleiton D'Araújo, no papel de Orfeu. No papel de Eurídice, a soprano-lírico Izadora França. A entrada custa 20 reais inteira e 10 reais estudante. O evento será realizado na Rua Pedro Américo, s/n, Centro da cidade. Outras informações: 83 - 8847-4721 ou
odivo@hotmail.com/


PERNAMBUCO

POESIA URBANA

O poeta Valmir Jordão lança seu novo livro Hai Kaindo na Real & Outros Poemas, às 19h do próximo dia 8 (quarta-feira), na Livraria Cultura do Paço Alfândega (Rua Madre de Deus, s/n, Bairro do Recife). Na ocasião haverá também, além do tradicional recital, a exibição dos documentários "Ninguém me ama, ninguém me quer, ninguém me chama de Baudelaire" de Pedro Saldanha e Diego Mello; e "Onde estará a norma?" de Bárbara Cristina, Jacqueline Granja e Patrícia Gomes. O livro, de 86 páginas e 48 poemas, tem prefácios de Antonio de Campos e do saudoso poeta França. Outras informações: (81) 2102 4033.

NAÇÃO CULTURAL
O Festival Pernambuco Nação Cultural 2009, foi aberto ontem , no município de Goiana, com o encontro de Caboclinhos e Índios. Este ano, o evento, organizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), contará com 11 etapas, incluindo os municípios de São José do Belmonte, Triunfo, Garanhuns, Pesqueira, Taquaritinga do Norte, Gravatá, Floresta, Petrolina, Palmares e Exu. O encontro ganha nesta edição uma data especial no calendário cultural do estado. Realizado, até então, apenas nos domingos de Carnaval, o desfile passa a ocorrer também no dia 30 de março de cada ano, data que marca a realização da primeira assembleia indígena do país, ocorrida justamente na cidade de Goiana no ano de 1645. Outras informações:
http://www.fundarpe.pe.gov.br/ .

RIO GRANDE DO NORTE
 
 ORQUESTRA SINFÔNICA

Nesta terça-feira (31), às 20h, A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte - OSRN abre a temporada 2009 de concertos oficiais. A apresentação, em homenagem aos 105 do Teatro Alberto Maranhão, conta com a participação do maestro americano Thomas Lawrence Toscano. Considerado prodígio musical pela crítica especializada.  A temporada prevê um profícuo trabalho com concertos oficiais no teatro, concertos populares e concertos educativos, na capital e interior do estado. A OSRN já gravou três CDs, e também se apresentou fora do estado. Atualmente, a orquestra que conta com 65 músicos, tem  como coordenadora administrativa, a violinista Dorinha Pires, e seu regente, é o maestro André Muniz. Outras informações:
www.rn.gov.br/
.

EDITAIS E PRÊMIOS NACIONAIS

PRÓ-CULTURA
Até 31 de março de 2009

Estão abertas as inscrições para o Programa Pró-Cultura, que visa fomentar a pesquisa universitária, bem como o aperfeiçoamento e a formação de pessoal de nível superior em Cultura. Dentre as áreas temáticas prioritárias para o desenvolvimento das pesquisas estão as relações da cultura com novas tecnologias, conhecimentos tradicionais, inclusão social, economia, políticas públicas, dentre outras. O valor das bolsas a serem concedidas é de R$ 1,2 mil. Edital, inscrições e outras informações: http://www.capes.gov.br/.

PRÊMIO VIVA LEITURA
Até 24 de julho

Com o objetivo de fomentar a leitura e reconhecer as boas práticas que acontecem em todo o Brasil nessa área, os Ministérios da Cultura (MinC), da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a educação, a Ciência e a Cultura (OEI), abrem as inscrições para a quarta edição do Prêmio Viva Leitura. O Prêmio é de abrangência nacional e tem o objetivo de fomentar a leitura e também reconhecer as boas práticas que acontecem em todo o Brasil nessa área. É dividido em três categorias: Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade (empresas públicas e privadas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais). Cada um dos três vencedores (um em cada categoria) vai receber R$ 30 mil , além de diploma e troféu. As inscrições seguem até 24 de julho. Outras informações: www.cultura.gov.br/ .

BRASIL NO MIPTV 2009
As produtoras brasileiras Elo, Ioiô Filmes, Labo Cine, MaMo Filmes, Mixer, Prodigo, Touareg, TV Pinguim e o Festival do Rio estarão no - Mercado Internacional de Conteúdos Audiovisuais - MIPTV 2009 , um dos mais importantes eventos do mercado televisivo mundial, que vai ocorrer entre 30 de março e 3 de abril no Palais de Festivals, em Cannes, França. No encontro estarão presentes 13.300 profissionais de criação, produção e distribuição tanto das mídias tradicionais quanto das novas plataformas digitais, que representam 110 países. Os documentários, filmes, séries e animações brasileiros serão mostrados a compradores de televisão, internet, telefonia celular, IPTV, VOD e Telecom de todo mundo. As produtoras estarão no Guia do MIPTV e utilizarão o stand do Brazilian TV Producers para reuniões de negócios. Outras informações: www.cultura.gov.br/ .

PROJETOS DO ANIMA TV
O Programa Nacional AnimaTV - primeiro programa de fomento à produção e teledifusão de séries de animação brasileiras - encerra a primeira fase de seleção com o anúncio dos 18 projetos selecionados, que serão contemplados com a assinatura de um Contrato de Coprodução de série de animação e episódio-piloto no valor de R$ 110 mil. Como parte do prêmio, os autores e produtores irão participar da Oficina para Desenvolvimento de Projetos AnimaTV entre os dias 26 de abril e 2 de maio com consultores especializados em desenvolvimento e produção de séries de animação. Cada premiado produzirá um episódio-piloto de 11 minutos de duração. Os episódios serão veiculados em novembro de 2009 pela Rede Pública de Televisão. Mais informações www.cultura.gov.br/ .

CINEMA INFANTIL

Estão abertas até 30 de abril, as inscrições para a 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que acontece de 26 de junho a 12 de julho na capital catarinense, com exibição de filmes nacionais e estrangeiros. Podem participar da mostra competitiva produções de todos os gêneros e formatos, mas com foco no universo infantil, e inéditas em Santa Catarina. A escolha do vencedor é realizada por um júri formado por crianças previamente selecionadas pela organização do festival. Elas vão eleger o melhor filme ou vídeo de curta-metragem infantil brasileiro. Além do troféu, o primeiro colocado recebe um prêmio de R$ 1.000,00. O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados em www.mostradecinemainfantil.com.br/ .

EDITAIS E PRÊMIOS

CINES + CULTURA
Até 18 de abril

Já está no ar o edital do Cine Mais Cultura que tem o objetivo de democratizar e regionalizar a difusão do audiovisual contando com a atividade cineclubista. O edital teve lançamento simbólico dia 11/02 durante Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília. O edital 100 Cines + Cultura prevê a seleção de cem novos núcleos de exibição. Os selecionados receberão kits com equipamentos de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV, obras do acervo da Programadora Brasil e oficinas para capacitação em cineclubismo. A ação integra o Programa Mais Cultura e atuará sobre o tripé tecnologia digital, conteúdo e capacitação. Outras informações:
www.cultura.gov.br/

FESTIVAIS

DIA DA ANIMAÇÃO

Até 31 de março

Inscrições abertas para a participação de cidades do Brasil no Dia Internacional de Animação, comemorado em 28 de outubro. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), em sua 6ª edição, visa além de promover debates e divulgar as atividades dos profissionais da área, despertar o interesse pelo cinema de animação. As inscrições seguem até dia 31 de março. Outras informações: www.diadanimacao.com.br/ .
 

TELA DIGITAL
Até 6 de maio

Abertas as inscrições até o dia (6) de Maio, para O Festival de Vídeo Tela Digital. A iniciativa visa a criação independente de vídeo,  organizada pela Associação Cultural Kinoforum. O festival proporciona a produção e exibição de conteúdos audiovisuais inéditos e prevê a exibição das obras na TV Pública. Outras informações: www.teladigital.org.br/ .

CANNES
Até 1º de abril

O programa Résidence du Festival, do Festival de Cannes, seleciona anualmente novos diretores que estejam em seu primeiro ou segundo filme para uma rotina de quatro meses e meio de treinamento. Podem participar cineastas de qualquer parte do mundo. O Résidence foi criado em 2000 e, desde então, já recebeu mais de 70 cineastas de 40 países. O programa oferece acompanhamento do desenvolvimento do roteiro e fóruns com profissionais da indústria cinematográfica, além de outros benefícios. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de abril. Mais informações no link http://www.festival-cannes.com/en/cinefoundation/theResidence.html, pelo e-mail residence@festival-cannes.fr/.

FILME ETNOGRÁFICO

Até 31 de abril

Estão abertas as inscrições de documentários, vídeos experimentais e de animação produzidos a partir de 2006 para o I Festival do Filme Etnográfico do Recife, promovido pelos programas de pós-graduação em Antropologia e em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento será realizado de 1 a 4 de junho de 2009 no espaço do Cinema da Fundação e premiará produções cinematográficas/vídeográficas, nacionais e internacionais, que abordem questões de interesse antropológico. A mostra competitiva ocorrerá às 19h durante todos os dias do festival. Outras informações: www.ufpe.br/recife-etnodoc/.

 


Atualização em 26/03/2009:

SAI ROUANET, ENTRA PROFIC
Os senadores da Comissão de Educação, Cultura e Esporte avaliaram positivamente as propostas da nova Lei de Fomento colocada em consulta pública pelo Ministério da Cultura. Sob aplausos, o ministro Juca Ferreira fez uma apresentação da proposta, na manhã desta quinta-feira, 25 de março, em Brasília.  Sugestões de alteração ou dúvidas sobre a proposta de lei que cria o Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profic), em substituição à Lei Rouanet, podem ser postadas no  Blog da Lei Rouanet (http://blogs.cultura.gov.br/blogdarouanet/) que mostra vídeos, notícias e comentários da sociedade civil sobre a nova lei. Você também pode enviar suas sugestões para o endereço eletrônico profic@planalto.gov.br/ .


PRÊMIO VIVA LEITURA

Com o objetivo de fomentar a leitura e reconhecer as boas práticas que acontecem em todo o Brasil nessa área, os Ministérios da Cultura (MinC), da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a educação, a Ciência e a Cultura (OEI), abrem as inscrições para a quarta edição do Prêmio Viva Leitura. O Prêmio é de abrangência nacional e tem o objetivo de fomentar a leitura e também reconhecer as boas práticas que acontecem em todo o Brasil nessa área. É dividido em três categorias: Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias; Escolas Públicas e Privadas; e Sociedade (empresas públicas e privadas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais). Cada um dos três vencedores (um em cada categoria) vai receber R$ 30 mil , além de diploma e troféu. As inscrições seguem até 24 de julho. Outras informações: www.cultura.gov.br/ .

EDITAL CAPES/MINC
Seguem até 31 de março as inscriões para o edital Capes/MinC, que irá conceder 48 bolsas de ensino para estudantes de mestrado (stricto sensu) e para pesquisas na área cultural. O programa é fruto de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC/MinC) e a Capes e visa fomentar a pesquisa universitária, bem como o aperfeiçoamento e a formação de pessoal de nível superior em Cultura. O valor das bolsas a serem concedidas é de R$ 1.200,00, cada uma. As inscrições deverão ser feitas pelas instituições de ensino superior. Outras informações: www.cultura.gov.br/ (Editais e Prêmiações).

VIDEOCONFERÊNCIA PARA DOWNLOAD
o internauta já pode acessar o conteúdo da videoconferência sobre o edital do Cine + Cultura. Basta entrar no endereço www.institutoembratel.org.br e clicar no link da TvPontoCom. A partir de hoje, dia 26, as informações estão sendo disponibilizadas também para download.
 

BAHIA

SEMINÁRIO MULHER NA CAPOEIRA
 

Amanhã (27) e sábado (28), O instituto Nzinga de Capoeira Angola, de Salvador - BA realiza o Seminário Mulher na Capoeira: tem Dendê na Roda. O evento tem com alvo a discussão sobre as formas de violência enfrentadas pela mulher no contexto de capoeira. A discussão de amanhã conta com a presença do Superintendente de Políticas para as Mulheres (Sepromi), Valdecir Nascimento, Rosângela Araújo, Faceb-BA e Instituto Nzinga, a historiadora também  pesquisadora de capoeira Adriana Dias e Ligia Vilas Boas - Incab 9. Amanhã, (27), o seminário acontece na sede do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra - CDCN (Rua do Paço, 42, Santo Antônio), às 19h, e no dia (28), no Memorial das Baianas do Acarajé (Cruz caída, Alto da Sé), a partir das 16h. Outras informações: nzingasalvador@hotmail.com ou acesse: www.nzinga.org.br/. 

MARANHÃO

LIVRO
A Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão por meio do Arquivo Público do Estado vai realizar no dia 30 de março, às 18h, o lançamento dos livros: “Retratos do Maranhão o Colonial: Correspondência de Joaquim de Mello e Póvoas. O livro retrata o governador e capitão-general do Maranhão  de  1771 a 1778. Na ocasião haverá a apresentação de músicas do Acervo João Mohana pela Orquestra de Câmara da Escola de Música do Estado e do Coral Antônio Rayol da Associação de Amigos da UFMA. O evento será no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, que fica localizada na Rampa do Comércio, nº 200 – Praia Grande, São Luís. Outras informações: 98 - 3221-9613.

VIOLONISTA

Em São Luís, o projeto Clube do Choro Recebe  traz na sua 74ª edição, um dos grandes violonistas brasileiros,  João Pedro Borges, conhecido como o Sinhô. O grupo Regional Tira-Teima recebe o violonista no sábado (28), a partir das 19h, no Restaurante Chico Canhoto (Residencial São Domingos, Cohama). Sinhô - apelido que João Pedro Borges ganhou ainda na adolescência – integra a celebrada tríade do violão maranhense, ao lado de Joaquim Santos e Turíbio Santos. Na aprensentação o publico irá conferir  composições de Dilermando Reis, João Pernambuco, Heitor Villa Lobos, Paulinho da Viola e Ernesto Nazareth. A noite conta ainda com a participação especial do violonista Luiz Jr. Outras informações: 98 3252-1219 ou clubedochorodomaranhao@gmail.com
.

PARAÍBA

MÍDIA LIVRE
No período de 30 de março a 3 de abril, o Ponto de Cultura Centro Cultural Piollin, de João Pessoa –PB, reúne Pontos de Cultura, ativistas e interessados por software e cultura livres. Serão oferecidas oficinas de multimídia e discussões sobre geração de renda e sustentabilidade. A realização é do Centro de Desenvolvimento em Tecnologias Livres (CDTL), Pontão de Cultura Digital de Pernambuco - através do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC) – em parceria com a Casa Brasil, iTEIA e os Pontos de Cultura Piollin e Rede Viva. Durante o ECL serão apresentadas idéias que envolvem a produção e troca de bens culturais através do uso de software e hardware livres, visando à autonomia dos Pontos, no que tange a divulgação, valorização e registro dos trabalhos. Workshop Geração de Renda e Sustentabilidade, Portal iTEIA, Oficinas de Áudio, Metareciclagem, Vídeo e Introdução à Programação fazem parte da programação do encontro, O Centro Piollin fica na Rua Prof. Sizenando Costa s/n°, Roger, João Pessoa.Outras informações: 83-3241-6343 ou 8853-6382 (Marcelina).

LIVRO E LEITURA
Até amanhã (27), acontece encontro de agentes do programa Arca das Letras, em Solânea - PB. O evento tem como objetivo capacitar 60 novos agentes e haverá entrega de 30 bibliotecas rurais do Território da Borborema, do estado da Paraíba. A iniciativa é do Governo Federal por meio do Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDA e da Oscip Missão Criança, e conta com a presença de autoridades locais, federais e movimentos sindicais e sociais. O local do encontro será na Diocese de Guarabira, Santa Fé - Solânea, a partir das 14h. Outras informações: Sílvia Sousa, Arca das Letras - MDA, (61) 3961-6496.


PERNAMBUCO

ANTOLOGIA POÉTICA

Amanhã (28), às 15h, na Casa da Cultura, em Recife, acontece o lançamento do livro Antologia Poética Retratos do Sertão. A obra objetiva a  difusão da arte dos poetas nordestinos desconhecidos ou de pequena projeção literária.  Idealizada pelo escritor Marcos Passos, o trabalho  tem o patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco - Funcultura e a produção do músico Marcone Melo. A compilação reúne oitenta e oito poetas que retratam o sertão alegre com seus costumes e sua natureza exuberante.
Entre os artistas catalogados estão Anchieta Dali, Chico Pedrosa, Dedé Monteiro, Josildo Sá, Irah Caldeira, Sevy Nascimento, Fim de Feira, Vates e Violas e Em Canto e Poesia. A Casa da Cultura fica na Rua Floriano Peixoto, s/n°, Bairro de Santo Antônio.  A entrada para o encontro é franca  e o preço do livro é de 25,00.

RIO GRANDE DO NORTE
 

CASA DO TEATRO

Amanhã (27) a Casa da Cultura, localizada na Rua Rui Barbosa, 348 ( Praça Saraiva, centro de Teresina) abre as portas para comemoração do Dia Internacional do Teatro. Serão intervenções artísticas, interpretação dos personagens que marcaram a memória do teatro piauiense, exposição de fotografias, de figurinos e exibição de documentário. O evento, promovido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, é gratuito e inicia às 10h. Outras informações: http://www.fcmc.pi.gov.br/ .


1º PLANO MUNICIPAL DE CULTURA
Lançado hoje (26) na Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), pela prefeita Micarla de Sousa , o primeiro Plano Municipal de Gestão Cultural do Natal. O documento servirá para identificar diretrizes e ações de planejamento da política cultural para a capital potiguar. Entre as suas principais diretrizes constam o apoio a criação de pontos de cultura, valorização da diversidade cultural da Cidade do Natal, implantação do Fundo Municipal de Cultura e estabelecimento de parcerias com entidades não governamentais. Outras informações: http://www.natal.rn.gov.br/funcarte/

SERGIPE

SEMANA DE TETRO

Até amanhã (27), acontece a Semana Sergipana de Teatro, em Aracajú, no Complexo Cultural Lourival Baptista (CCLB), Rua Laranjeiras, 1967, bairro Siqueira Campos. A abertura inicia às 20h, com a exposição ‘As Faces de um Ator’, de Benedito Letrado e a apresentação do espetáculo teatral Claro!, de Devid Ives Siriano Salem. o evento é promovido pelo  Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura. O CCLB desenvolve uma programação extensa com mostras de filmes, apresentações de peças teatrais, espetáculos e oficinas de dança e iniciação teatral. No encontro, além de lançados os editais de Artes Cênicas, será feita homenagem a atores e técnicos do teatro da década de 1990 com reabertura do Memorial do Teatro Sergipano. Outras informações:
www.se.gov.br/.

EDITAIS E PRÊMIOS NACIONAIS

PRÓ-CULTURA
Até 31 de março de 2009

Estão abertas as inscrições para o Programa Pró-Cultura, que visa fomentar a pesquisa universitária, bem como o aperfeiçoamento e a formação de pessoal de nível superior em Cultura. Dentre as áreas temáticas prioritárias para o desenvolvimento das pesquisas estão as relações da cultura com novas tecnologias, conhecimentos tradicionais, inclusão social, economia, políticas públicas, dentre outras. O valor das bolsas a serem concedidas é de R$ 1,2 mil. Edital, inscrições e outras informações: http://www.capes.gov.br/.

PIC ANIMAÇÃO
Dia 17 de abril será feito o anúncio dos selecionados para o Programa Internacional de Capacitação, o PIC Animação. Entre os sessenta e quatro produtores habilitados, 25 projetos serão escolhidos para participar do programa promovido pelo Brazilian TV Producers – BTVP. A iniciativa tem o objetivo aprimorar a produção audiovisual brasileira de animação junto ao mercado internacional. De 4 a 8 de maio, os contemplados passarão por um work shop com especialistas internacionais, que orientarão os produtores no desenvolvimento dos projetos para posteriores acordos de co-produções com canais de TV, no Brasil e no mundo. Outras informações www.cultura.gov.br/.

MÚSICA E CINEMA NA PRAIA
A vela de jangada vai virar tela de cinema e a areia da praia uma pista de dança, esta é proposta da 4ª edição do projeto itinerante Acenda Uma Vela, que irá passar pela praia da Jatiúca(AL), neste sábado, a partir das 18h, posto 7. Curtas nacionais, videoclipes e uma mostra inédita de animações francesas irão compor a programação do evento, que contará com a música da dupla de dj's alagoanos Laetitia. A ação é realizada pela organização cultural Ideário com o patrocínio do MinC (FNC). Para conferir a programação acesse 
www.acendaumavela.blogspot.com/.

MOSTRA DO MINUTO
O Cineclube Coliseu do Sesc Casa Amarela, em Recife, retoma as atividades no ano de 2009 com a exibição, neste sábado, dia 28, de quantro mostras selecionadas do festival do minuto: “Internacional: 60 Minutos do Mundo” , “Ser Nordestino”, “Acabou a Gasolina” e “Cidades”. A primeira inicia às 14h e, a partir da 15h30 a programação segue com as demais. Entre os vídeos estão os trabalhos dos pernambucanos Rodrigo Barros (Ser Nordestino), Orlando Nascimento (Noites a Fora e Enquanto Isso), Lúcia Padilha (Entre o Céu e a Terra), Vitor Branco Freitas (Astúcia Infantil), Eduardo Tavares de Lima (Caretas Verdejantes), Wilson Freire (Pólvora, Papel e Paz) e Ghustavo Távora (Visitando a Casa do Senhor). Criado em 1991 pelo cineasta Marcelo Masagão, o Minuto Brasil foi o primeiro Festival do minuto do mundo e já inspirou a criação de festivais semelhantes em mais de 50 países. Informações: (81) 3267 4410 / 3267 4400 / rdourado@sescpe.com.br/ .

EDITAIS E PRÊMIOS

CINES + CULTURA
Até 18 de abril

Já está no ar o edital do Cine Mais Cultura que tem o objetivo de democratizar e regionalizar a difusão do audiovisual contando com a atividade cineclubista. O edital teve lançamento simbólico dia 11/02 durante Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília. O edital 100 Cines + Cultura prevê a seleção de cem novos núcleos de exibição. Os selecionados receberão kits com equipamentos de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV, obras do acervo da Programadora Brasil e oficinas para capacitação em cineclubismo. A ação integra o Programa Mais Cultura e atuará sobre o tripé tecnologia digital, conteúdo e capacitação. Outras informações:
www.cultura.gov.br/

FESTIVAIS

DIA DA ANIMAÇÃO
Até 31 de março

Inscrições abertas para a participação de cidades do Brasil no Dia Internacional de Animação, comemorado em 28 de outubro. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), em sua 6ª edição, visa além de promover debates e divulgar as atividades dos profissionais da área, despertar o interesse pelo cinema de animação. As inscrições seguem até dia 31 de março. Outras informações: www.diadanimacao.com.br/ .  

TELA DIGITAL
Até 6 de maio

Abertas as inscrições até o dia (6) de Maio, para O Festival de Vídeo Tela Digital. A iniciativa visa a criação independente de vídeo,  organizada pela Associação Cultural Kinoforum. O festival proporciona a produção e exibição de conteúdos audiovisuais inéditos e prevê a exibição das obras na TV Pública. Outras informações: www.teladigital.org.br/ .

CANNES
Até 1º de abril

O programa Résidence du Festival, do Festival de Cannes, seleciona anualmente novos diretores que estejam em seu primeiro ou segundo filme para uma rotina de quatro meses e meio de treinamento. Podem participar cineastas de qualquer parte do mundo. O Résidence foi criado em 2000 e, desde então, já recebeu mais de 70 cineastas de 40 países. O programa oferece acompanhamento do desenvolvimento do roteiro e fóruns com profissionais da indústria cinematográfica, além de outros benefícios. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de abril. Mais informações no link http://www.festival-cannes.com/en/cinefoundation/theResidence.html, pelo e-mail residence@festival-cannes.fr/.

FILME ETNOGRÁFICO

Até 31 de abril

Estão abertas as inscrições de documentários, vídeos experimentais e de animação produzidos a partir de 2006 para o I Festival do Filme Etnográfico do Recife, promovido pelos programas de pós-graduação em Antropologia e em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento será realizado de 1 a 4 de junho de 2009 no espaço do Cinema da Fundação e premiará produções cinematográficas/vídeográficas, nacionais e internacionais, que abordem questões de interesse antropológico. A mostra competitiva ocorrerá às 19h durante todos os dias do festival. Outras informações: www.ufpe.br/recife-etnodoc/.

 


Atualização em 24/03/2009:

JUCA NO SENADO
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, comparece amanhã (25), à Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. A convite do presidente da CE, senador Flávio Arns, ele fará uma apresentação sobre as prioridades, as metas, as propostas e os recursos orçamentários da Cultura em 2009. A Audiência Pública será realizada a partir das 10h, na Sala 15, da Ala Alexandre Costa. A nova Lei de Fomento e Incentivo à Cultura, o fortalecimento do Fundo Nacional da Cultura (FNC), a modernização da Lei do Direito Autoral, o Projeto de Lei do Plano Nacional de Cultura (PNC) e a PEC 150 estão dentre os temas que constam da pauta do encontro com os parlamentares. Outras informações: www.cultura.gov.br/ .

MAIS MICROPROJETOS
A ação de Microprojetos Culturais, do Programa Mais Cultura será apresentada hoje(24) e amanhã(25), no Carlton Hotel, em Brasília. O objetivo dos Microprojetos é incentivar a realização de atividades sócio-culturais de baixo custo, através da seleção pública de projetos de orçamento reduzido. Para 2009, a previsão é investir R$ 15,13 milhões na seleção de 1.207 projetos, com orçamento de 1 a 30 salários mínimos. Outras informações: http://mais.cultura.gov.br/ .

MÍDIA LIVRE
O MinC, por meio da Secretaria de Programas e Projetos Culturais (SPPC), prorroga até 27 de março o prazo para a participação dos Pontos de Cultura no edital Pontos de Mídia Livre. A seleção irá contemplar 60 iniciativas de comunicação participativa, realizadas pelos Pontos e / ou instituições sem fins lucrativos legalmente constituídas. Outras informações: (61) 3316 0656 / Ana Paula Rodrigues ou www.cultura.gov.br/.

DIVERSIDADE CULTURAL
Estão abertas as inscrições até 8 de maio para o Prêmio Cultural LGBT 2009.O edital tem como objetivo fortalecer as organizações sócio-culturais LGBT, conhecer e divulgar as ações culturais dessas instituições. A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC)visa premiar iniciativas culturais  que tenham ocorrido no período de 1º de janeiro de 2007 a 28 de fevereiro de 2009. Cada instituição selecionada receberá o valor de R$ 23 mil. A premiação deverá contemplar até 54 iniciativas. A distribuição ocorrerá nas regiões brasileiras da seguinte forma: até oito iniciativas das regiões Centro-Oeste e Sudeste, até seis da região Sul; até 14 da região Norte e até 18 da Nordeste. Outras informações: Concurso Público prêmio LGBT 2009, Caixa Postal nº 8591 – SHS, Quadra 02/ Bloco B, CEP: 70312-970-Brasília – DF. Ou acesse www.cultura.gov.br/.

BAHIA

DIA MUNDIAL DO TEATRO E CIRCO

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) promove, em parceria com redes, cooperativas, grupos e sindicatos de teatro, uma série de atividades para celebrar o 27 de março, Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo. Trata-se da segunda edição do Marco do Teatro e do Circo, que realizará, durante todo o  mês, apresentações, festivais, seminários, palestras, encontros, oficinas e intercâmbios, nacionais e internacionais, em 53 cidades baianas, com um público estimado de 25 mil pessoas. Outras informações: 71- 3116 6781/ 6783 ou
ascom.funceb@funceb.ba.gov.br/
.

MARANHÃO

FOTOGRAFIA E MEMÓRIA

A Secretaria da Cultura do Maranhão realiza a partir de hoje (24) até quinta-feira (26), o Ciclo de Debates Fotografia e Memória: história e políticas públicas do Maranhão. O evento propõe uma reflexão sobre a fotografia enquanto expressão estética e documental e como atividade essencial na preservação da memória sócio-cultural. A programação será realizada no auditório da Faculdade de Arquitetura – FAU,  Rua da Estrela, parte alta do bairro de Praia Grande ( Centro histórico de São Luís). Outras informações: 98- 3221-9613.

PARAÍBA

BALAIO NORDESTE

Nesta quinta-feira (26) a Associação Cultural Balaio Nordeste realiza o lançamento de sua fundação, às 19h, na Galeria da Associação Comercial (Rua Maciel Pinheiro, nº 32 - Centro histórico de João Pessoa). O evento, que tem o apoio da Prefeitura de João Pessoa e Sebrae, inicia com o repentista-cordelista Mestre Pedro Firmino e segue com várias apresentações culturais. Outras informações: nelio_torres@bol.com.br/ .

PERNAMBUCO

PONTO DE CULTURA

No próximo sábado (28), às 20h, o Ponto de Cultura Sociedade Musical 5 de Novembro Banda Revoltosa realiza o Casa de Banho Festival, na cidade de Nazaré da Mata. O evento será na sede da Revoltosa, localizada na Praça Carlos Gomes, s/n°. Ticuqueiros, Cila do Coco, Forró de Cana, Aproxima e Ítalo Pai são as atrações da festividade. A organização do festival disponibiliza transporte gratuito, com saída programada para as 18h30 da  Praça do Derby, Recife. A iniciativa é realizada pelo Ponto de Cultura Revoltosa, da Prefeitura de Nazaré da Mata. Outras informações: bandarevoltosa@bol.com.br
ou 81- 3633-1025.

PIAUÍ

ARTES CÊNICAS

Amanhã (25), acontece a I Semana de Artes Cênicas do Piauí. O evento conta com uma ampla programação que marcará o Dia Internacional do Teatro, comemorado em 27 de março. Será realizado ainda um seminário sobre Teatro e Políticas Públicas, coordenado pela Escola de Teatro do estado, das 14h às 18h, na Sala Torquato Neto ( Complexo Cultural Theatro 4 de Setembro/Clube dos Diários, Teresina) O evento, que segue até dia 29 de março,  é promovido pela Fundação Cultural do Piauí – Fundac, em parceria com a classe artística do estado. O objetivo é fomentar a cadeia produtiva das artes cênicas, através de uma mostra de Teatro que visa colocar em evidência o que está sendo produzido pelos artistas locais nas áreas de teatro e dança adulto e infantil. Outras informações: 86- 8851- 2937/ 3221-3446.

15º CHAPADÃO

Abertas as inscrições para o Festival de Música da Chapada do Corisco- o Chapadão, que chega na sua 15ª edição. O festival, que acontece durante todo mês de maio, é realizado pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e tem como objetivo estimular a produção artístico-cultural em Teresina. Nesta edição a participação não se limita a músicos que residem em Teresina ou apenas estudantes. Regulamento e outras informações: www.fcmc.pi.gov.br/ .

RIO GRANDE DO NORTE

AGOSTO DE TEATRO

O Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto (FJA), lança na próxima sexta-feira, dia 27 de março - data em que se comemora o Dia Mundial do Teatro e do Circo - o I Festival Agosto de Teatro. O evento, que será realizado entre os dias 07 e 15 de agosto , irá  contar com a participação de vários municípios do estado. As apresentações acontecem no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, Teatro Alberto Maranhão, Centro Experimental de Teatro e Praça Augusto Severo.  O lançamento do Agosto de Teatro será aberto ao público, a partir das 17 h, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (TCP), com a participação de Rodrigo Bico, seguido da Cia. Cara Melada, do Mamulengueiro Shicó, de Assú, da Cia Monicreques, da Xaranga do Riso, dos atores Geraldo Maia, Hélio Júnior, fechando com a apresentação de um vídeo-homenagem aos grupos artísticos do estado. Outras informações: (84) 3232-5352.

SERGIPE

PONTOS DE CULTURA

A Secretaria de Cultura de Sergipe prorrogou as inscrições de projetos para o Edital Pontos de Cultura até o dia 17 de abril. O edital, instituído pelo Governo do Estado em parceria com o MinC, visa à expansão do número de Pontos de Cultura no estado. Somente podem concorrer instituições jurídicas sem fins lucrativos com atuação na área cultural, com pelo menos dois anos de existência comprovados e com no mínimo um ano de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Atualmente, o estado conta com seis Pontos. A previsão é que com o edital, esse número suba para 38 até o ano de 2010. Os recursos serão repassados ao desenvolvimento das atividades culturais de 30 Pontos de Cultura, desde que as instituições selecionadas atendam a todas as exigências definidas no regulamente. Outras informações: pontosdecultura@cultura.se.gov.br/ ou pelo telefone: 79 - 3179 1922.


EDITAIS E PRÊMIOS NACIONAIS

PRÓ-CULTURA
Até 31 de março de 2009

Estão abertas as inscrições para o Programa Pró-Cultura, que visa fomentar a pesquisa universitária, bem como o aperfeiçoamento e a formação de pessoal de nível superior em Cultura. Dentre as áreas temáticas prioritárias para o desenvolvimento das pesquisas estão as relações da cultura com novas tecnologias, conhecimentos tradicionais, inclusão social, economia, políticas públicas, dentre outras. O valor das bolsas a serem concedidas é de R$ 1,2 mil. Edital, inscrições e outras informações: http://www.capes.gov.br/.

EDITAL PAR 2009
A Ancine comunica o lançamento do edital com as regras para a concessão do Prêmio Adicional de Renda 2009 (PAR 2009), que contempla empresas brasileiras produtoras, distribuidoras e exibidoras de filmes nacionais. O valor total do prêmio este ano é de R$9,3 milhões, superando os R$8,2 milhões destinados ano passado. A inscrição no processo de seleção deve ser feita até o dia 13 de julho. De acordo com o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, o objetivo da premiação é estimular o diálogo da cinematografia nacional com o seu público, premiando as empresas de acordo com o desempenho comercial dos filmes brasileiros no mercado de salas de exibição do país. Outras informações: www.ancine.gov.br/ .

FESTIVAL DO MINUTO
A Universidade Federal da Paraíba - UFPB exibe, até 29 de março, três mostras de vídeo do Festival do Minuto. Os vídeos de 1 minuto serão exibidos pelo Núcleo de Documentação Cinematográfica (Nudoc) com sessões no Centro de Vivência da UFPB e no próprio Nudoc, sempre a partir das 11h30 e 19h30. A Cinemateca de Curitiba, o Museu da Imagem e Som de Santa Catarina, a Fundação Cultural da Bahia e os SESI do Rio Grande do Norte e do Distrito Federal são outras instituições que também exibirão as mostras : “Melhores Minutos de 2008”, “Ser Nordestino” e, “60 Minutos do Mundo”. O Festival do Minuto foi criado no Brasil em 1991 e é hoje o maior festival de vídeo da América Latina, tendo inspirado festivais semelhantes em mais de 40 países. Outras informações: Regina Cintra ou João Perassolo, www.festivaldominuto.com.br, (11) 3023-5814 / 3023-3940.

CURTAS FRANCESES
Em comemoração ao ano da França no Brasil, o Cineclube Casarão 34, em João Pessoa (PB), irá exibir curtas-metragens de grandes nomes do cinema moderno, entre eles Agnès Varda ( voz feminina da Nouvelle Vague). Amanhã, a partir das 19h, a programaçao segue com os curtas parisienses: "As Tais Cariátides", "A Ópera-Mouffe", "Elsa, a Rosa", "O leão volátil", "Você tem belas escadarias, sabia?" e "Os Amantes da Ponte Mac Donald".  A iniciativa conta com a parceria da  Cinemateca da Embaixada da França. Mais informações: (83)9134-6956.

EDITAIS E PRÊMIOS

CINES + CULTURA
Até 18 de abril

Já está no ar o edital do Cine Mais Cultura que tem o objetivo de democratizar e regionalizar a difusão do audiovisual contando com a atividade cineclubista. O edital teve lançamento simbólico dia 11/02 durante Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília. O edital 100 Cines + Cultura prevê a seleção de cem novos núcleos de exibição. Os selecionados receberão kits com equipamentos de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV, obras do acervo da Programadora Brasil e oficinas para capacitação em cineclubismo. A ação integra o Programa Mais Cultura e atuará sobre o tripé tecnologia digital, conteúdo e capacitação. Outras informações:
www.cultura.gov.br/

FESTIVAIS

ANIMA MUNDI 2009
Até 25 de março

Estão abertas as inscrições para o 17º Festival  Internacional de curtas de animação Anima Mundi 2009, que acontece de 10 a 19 de julho no Rio de Janeiro e de 22 a 26 de julho em São Paulo. A data limite para inscrições e envio de material de pré-seleção é 25 de março. Para inscrever-se é necessário ir no website do festival, onde estão disponíveis ficha de inscrição on-line, regulamento e etiqueta de transporte. Para maiores informações: www.animamundi.com.br/ .


DIA DA ANIMAÇÃO
Até 31 de março

Inscrições abertas para a participação de cidades do Brasil no Dia Internacional de Animação, comemorado em 28 de outubro. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), em sua 6ª edição, visa além de promover debates e divulgar as atividades dos profissionais da área, despertar o interesse pelo cinema de animação. As inscrições seguem até dia 31 de março. Outras informações: www.diadanimacao.com.br/ .  

TELA DIGITAL
Até 6 de maio

Abertas as inscrições até o dia (6) de Maio, para O Festival de Vídeo Tela Digital. A iniciativa visa a criação independente de vídeo,  organizada pela Associação Cultural Kinoforum. O festival proporciona a produção e exibição de conteúdos audiovisuais inéditos e prevê a exibição das obras na TV Pública. Outras informações: www.teladigital.org.br/ .

CANNES
Até 1º de abril

O programa Résidence du Festival, do Festival de Cannes, seleciona anualmente novos diretores que estejam em seu primeiro ou segundo filme para uma rotina de quatro meses e meio de treinamento. Podem participar cineastas de qualquer parte do mundo. O Résidence foi criado em 2000 e, desde então, já recebeu mais de 70 cineastas de 40 países. O programa oferece acompanhamento do desenvolvimento do roteiro e fóruns com profissionais da indústria cinematográfica, além de outros benefícios. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de abril. Mais informações no link http://www.festival-cannes.com/en/cinefoundation/theResidence.html, pelo e-mail residence@festival-cannes.fr/.

FILME ETNOGRÁFICO

Até 31 de abril

Estão abertas as inscrições de documentários, vídeos experimentais e de animação produzidos a partir de 2006 para o I Festival do Filme Etnográfico do Recife, promovido pelos programas de pós-graduação em Antropologia e em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento será realizado de 1 a 4 de junho de 2009 no espaço do Cinema da Fundação e premiará produções cinematográficas/vídeográficas, nacionais e internacionais, que abordem questões de interesse antropológico. A mostra competitiva ocorrerá às 19h durante todos os dias do festival. Outras informações: www.ufpe.br/recife-etnodoc/.

 


Atualização em 17/03/2009:

OFICINA NA RRNE
A Representação Regional Nordeste do MinC (RRNE/MinC) não funciona amanhã (18) e na quinta (19), devido a uma oficina ministrada durante o expediente nestes dias. Na próxima sexta-feira (20) a representação volta às atividades normais, no horário das 9h às 18h. Os boletins produzidos por esta RRNE voltam a circular no dia 24 de março. Outras informações: (81) 3424.7611.

SOLUÇÃO PARA TRIBUTAÇÃO
Em reunião do ministro da Cultura, Juca Ferreira, na Casa Civil, foi definida uma solução para os produtores culturais que tiveram sua carga tributária aumentada pelo reenquadramento no Simples pela Lei Complementar nº 128/2008. Será enviado um Projeto de Lei Complementar ao Congresso Nacional para reverter a situação. A Lei Complementar 128/08 foi promulgada em dezembro do ano passado, na série de medidas do Governo Federal para estimular a economia numa conjuntura de crise mundial. A medida garante tributação menor aos setores que fazem uso intensivo de mão de obra, como forma de estimular as contratações. No entanto, pelo fato das empresas de atividade cultural terem 50% de sua mão de obra fora do registro formal, o setor acabou sendo prejudicado. Outras informações: www.cultura.gov.br/ .

VIDAS PARALELAS
Iniciam hoje(17) as Oficinas de Capacitação do Núcleo de Apoio Estadual do Projeto Vidas Paralelas, do MinC. O primeiro estado a receber a oficina será o Tocantins. O Ministério da Saúde, o Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB) e a Rede Escola Continental em Saúde do Trabalhador (REC-ST) também são parceiros do projeto, que terá sua primeira oficina acontecendo até esta sexta-feira(20), no auditório da Universidade Federal de Tocantins (UFT), em Palmas. O Ministério da Cultura será representado pelo analista cultural da SID/MinC, Geraldo Vitor da Silva Filho e o Ministério da Saúde, pela coordenadora de Saúde do Trabalhador, Graça Hoefel. As bases e as datas das oficinas foram definidas a partir de videoconferências entre a coordenação em Brasília e os representantes estaduais realizadas no começo do mês de fevereiro. Outras informações: www.cultura.gov.br/ .


ALAGOAS

ENCONTRO E PROJETO
Nesta sexta-feira(20) acontece o 1º Encontro EtniCidades Brasil: Brasil e República de Cabo Verde: Laços e Diferenças / Diferenças e Diálogos e o lançamento do Projeto Raízes de África. Os eventos, realizados pela Ong Maria Mariá e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, acontecem das 9 às 16h, no auditório da Federação. Contatos: (82) 8815-5794.


RACISMO E GÊNERO

A 2ª edição do Tambor Falante – Ciclo de Debates acontece neste sábado(21). Com o tema: Racismo e Gênero, o projeto faz uma referência aos dias internacionais da mulher (8 de março) e pela eliminação do racismo (21 de março). A atividade é promovida pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-AL) em parceria com o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, e a Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro. O evento inicia às 15h no restaurante Velho Jardim (bairro do Riacho Doce). Outras informações: (82) 8893-949.

BAHIA

SHAKESPEARE NORDESTINO

Abertas as inscrições para o Seminário Qual é o nosso Shakespeare?, que acontece amanhã e quinta-feira(19) no Teatro Vila Velha. O evento, que pretende discutir a produção da obra shakespeariana no nordeste a partir de montagens baianas e potiguares, conta com a  presença de artistas e estudiosos baianos que montaram ou participaram de montagens de textos de Shakespeare e conduzindo as discussões o grupo potiguar Clowns de Shakespeare, que realiza este seminário com a companhia A Outra Companhia de Teatro e o Ponto de Cultura do Teatro Vila Velha. Outras informações: (71) 3083-4600 / aoutra@teatrovilavelha.com.br/ .

PARAÍBA

ESTAÇÃO CABO BRANCO

Hoje (17), a partir das 19h, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, será exibido o filme O Rebeliado, do cineasta e videasta Bertrand Lira. O vídeo, de 70 minutos de duração, foi captado em mini-DV e terá a segunda exibição pública. A trajetória singular de 'Clóvis', um negro de 39 anos de idade, é o fio condutor para abordar o universo das igrejas neopentecostais em João Pessoa. A obra foi patrocinada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), através do Fundo Municipal de Cultura (FMC). Outras informações: www.joaopessoa.pb.gov.br/ .

PIOLLIN 30 ANOS

Na próxima sexta-feira(20) e sábado(21) a cidade de Monteiro, no cariri da Paraíba, recebe a visita de um dos mais importantes grupos teatrais do Brasil, Piollin Grupo de Teatro.  Duas peças serão encenadas: A Gaivota (alguns rascunhos), a partir das 20h: 30, no Clube Municipal da cidade, e a consagrada peça Vau da Sarapalha, no sábado, às 21h, no Teatro Jansen Filho. A iniciativa é uma parceria entre a Piollin e a Fábrica de Artes dos Cariris (FAAC), além dos produtores locais Rivelino e Raniel. As apresentações fazem parte do Projeto Piollin 30 anos, que tem o patrocínio da Petrobrás, SEBRAE e UEPB. O preço da entrada é R$ 6,oo inteira e R$ 3,00 estudande. Outras informações: (83) 9921- 8427 (Rivelino).

PERNAMBUCO

TEATRO

Nesta quinta-feira (19) até 19 de abril, O Coletivo Angu de Teatro, realiza o projeto 3x Angu. Por um mês a companhia ficará em cartaz nos palcos do Recife com três espetáculos. Angu de Sangue, texto de Marcelino Freire, quintas e sextas, às 21h, no Teatro Apolo, Rua do Apolo, 121 - Bairro do Recife. Ópera, do dramaturgo Newton Moreno, sábados e domingos, às 21h30, no Teatro Apolo, e Rasif – Mar que arrebenta, também do autor Marcelino Freire, às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho, que fica no mesmo endereço do Teatro Apolo. A iniciativa conta com o apoio do Funcultura e a realização de Atos Produções Artíticas. Outras informações: (81) 3232 – 2028 / 3232 – 2030, email: coletivoangudeteatro@gmail.com

RIO GRANDE DO NORTE

CONHECIMENTOS LIVRES
Segue até sexta-feira(20) o Encontro de Conhecimentos Livres do Rio Grande do Norte, reunindo  Pontos de Cultura, ativistas e interessados por software e cultura livres em torno de oficinas multimídia e discussões sobre sociedade da informação, geração de renda e sustentabilidade. O encontro, que é uma realização do Centro de Desenvolvimento em Tecnologias Livres (CDTL), Pontão de Cultura Digital de Pernambuco, em parceria com a Fundação José Augusto, iTEIA e Casa Brasil. Outras informações: http://www.tecnologiaslivres.org/site/ .

SERGIPE

154 ANOS

A cidade de Aracajú comemora hoje(17) 154 anos. A prefeitura preparou uma programação de eventos que inicia logo às 5h, com uma queima de fogos que acontece em cinco localidades: na Colina do Santo Antônio, nos conjuntos Augusto Franco e Bugio, e nos bairros América e Centro. Às 8h acontece umamissa solene, na Igreja do Santo Antônio, e a partir das 9 horas, a 6ª Barqueata de To-to-tó, maior evento náutico realizado em Sergipe. Já às 10 horas, o prefeito Edvaldo Nogueira vai prestar uma homenagem ao idealizador da cidade, Ignácio Barbosa, na praça que leva o nome do ex-governante, também conhecida como praça do Mini-Golf. Outras informações: http://www.aracaju.se.gov.br/154anos/ .

EDITAIS E PRÊMIOS NACIONAIS

MÍDIA LIVRE COM INSCRIÇÕES PRORROGADAS
Até 27 de março

O MinC, por meio da Secretaria de Programas e Projetos Culturais (SPPC), prorroga até 27 de março o prazo para a participação dos Pontos de Cultura no edital Pontos de Mídia Livre. A seleção irá contemplar 60 iniciativas de comunicação participativa, realizadas pelos Pontos e / ou instituições sem fins lucrativos legalmente constituídas. Outras informações: (61) 3316 0656 / Ana Paula Rodrigues ou www.cultura.gov.br/.

PRÓ-CULTURA
Até 31 de março de 2009

Estão abertas as inscrições para o Programa Pró-Cultura, que visa fomentar a pesquisa universitária, bem como o aperfeiçoamento e a formação de pessoal de nível superior em Cultura. Dentre as áreas temáticas prioritárias para o desenvolvimento das pesquisas estão as relações da cultura com novas tecnologias, conhecimentos tradicionais, inclusão social, economia, políticas públicas, dentre outras. O valor das bolsas a serem concedidas é de R$ 1,2 mil. Edital, inscrições e outras informações: http://www.capes.gov.br/.

MISTURAS PATATIVA
O Museu da Imagem e do Som (MIS) em parceria com a Secretaria de Cultura do Ceará(Secult) realiza, todo dia 18 de cada mês, o MISturas Culturais homenageando o poeta popular cearense, Patativa do Assaré. Amanhã a abertura é às 13h30 com a exibição do documentário Patativa do Assaré Poeta Cidadão, no auditório do museu. Em seguida o público pode acompanhar debates com convidados e repentistas. A programação será encerrada às 18h com a solenidade de abertura oficial da exposição Patativa do Assaré-Poeta Cidadão. Outras informações: (85) 3101-1204.

ACESSO AOS SUCESSOS 

O CineSESC de João Pessoa- Paraíba, até a próxima sexta-feira (20), apresenta uma programação especial voltada para o público em geral. Trata-se de exibições de filmes que foram sucesso de bilheteria nos últimos anos em todo o mundo, mas que muita gente ainda não teve a oportunidade de ver. A mostra acontece no mini-auditório do SESC Centro João Pessoa, localizado na Rua Desembargador Souto Maior, 281, no centro da capital. As exibições acontecem diariamente ao meio-dia, e nas terças e quintas-feiras também às 19 horas, com entrada gratuita. A iniciativa traz os filmes: Cão de Briga (2005), Matrix (1999), Os Irmão Grimm (2005), Bicho de Sete Cabeças (2000) e finaliza a programação com O Segredo de Beethoven (2006).  Outras informações: (83) 3208-3158.

COISA DE CINEMA
Nesta quinta-feira (19) até 26 de março, acontece o V Panorama Internacional de Cinema que ocorre em Salvador -Bahia. O evento traz filmes inéditos, oficinas e debates com a presença de diretores e atores. Entre as obras que serão exibidas estão A Erva do Rato, de Júlio Bressane, Filmefobia, de Kiko Goifman, Se nada mais der certo, de José Eduardo Belmonte, Pan Cinema pernamente, de Carlos Nader, e Todo mundo tem problemas sexuais, de Domingos de Oliveira. Nesta edição o panorama traz pela primeira vez uma mostra competitiva, que contará com a participação de oito longas e nove curtas nacionais. Será concedido um prêmiode aquisição para o melhor curta e o troféu Igluscope para o melhor longa. Será oferecida também uma oficina de roteiro com Hilton Lacerda. O evento será no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, Sala Walter da Silveira e Centro Cultural Plataforma. Outras informações: 71 32761241 ou acesse: http://www.bahia.com.br/ .

EDITAIS E PRÊMIOS

CINES + CULTURA
Até 18 de abril

Já está no ar o edital do Cine Mais Cultura que tem o objetivo de democratizar e regionalizar a difusão do audiovisual contando com a atividade cineclubista. O edital teve lançamento simbólico dia 11/02 durante Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília. O edital 100 Cines + Cultura prevê a seleção de cem novos núcleos de exibição. Os selecionados receberão kits com equipamentos de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV, obras do acervo da Programadora Brasil e oficinas para capacitação em cineclubismo. A ação integra o Programa Mais Cultura e atuará sobre o tripé tecnologia digital, conteúdo e capacitação. Outras informações:
www.cultura.gov.br/

FESTIVAIS
 
CINEMA DE CUBA
Até 18 de março

A escola Internacional de Cinema de Cuba ( EICTV) está com inscrições abertas até 18 de março para o Processo Seletivo 2009/2012. Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis candidatos que irão integrar um grupo multinacional de 40 estudantes da América Latina, Caribe, Estados Unidos, África e da Comunidade Européia. As provas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de março em quantro capitais : Belo Horizonte, Recife, Florianópolis e
Campo Grande. Serão oferecidas sete especializações - Produção, Roteiro, Direção, Fotografia, Som, Documentário e Edição. Cada candidato deverá optar por uma. O curso tem duração de 3 anos. O início está previsto para setembro de 2009 e término em julho de 2012. As provas em Recife serão na Universidade Católica de PE (UNICAP) ,Rua Nunes Machado, 41 - Boa Vista (Prédio da Pós-graduação, próximo a igreja da Soledade). Mais informações no site www.pagina21.com.br/ ou pelo email eictv@pagina21.com.br/ .

CINESUL  2009
Até 20 de março

Já estão abertas as inscrições para o Cinesul 2009 - 16° Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo - que se estendem até 20 de março. O festival acontece no Rio de Janeiro de 16 a 28 de junho. Podem participar filmes realizados em todos os suportes, inclusive em película para curtas e médias, novidade desde a edição passada.  Para a mostra competitiva poderão concorrer obras de ficção ou documentais divididas nas categorias: produções de longa-metragem (mais de 61 minutos), realizadas em qualquer suporte, e produções de curta e média-metragem (até 60 minutos), também em qualquer bitola ou suporte. Os trabalhos inscritos deverão ter sido finalizados entre 2007 e 2009 e não devem ter sido exibidos em salas comerciais brasileiras ou na televisão aberta. Outras informações : www.ctav.gov.br

ANIMA MUNDI 2009
Até 25 de março

Estão abertas as inscrições para o 17º Festival  Internacional de curtas de animação Anima Mundi 2009, que acontece de 10 a 19 de julho no Rio de Janeiro e de 22 a 26 de julho em São Paulo. A data limite para inscrições e envio de material de pré-seleção é 25 de março. Para inscrever-se é necessário ir no website do festival, onde estão disponíveis ficha de
inscrição on-line, regulamento e etiqueta de transporte. Para maiores informações: www.animamundi.com.br/ .

DIA DA ANIMAÇÃO
Até 31 de março

Inscrições abertas para a participação de cidades do Brasil no Dia Internacional de Animação, comemorado em 28 de outubro. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), em sua 6ª edição, visa além de promover debates e divulgar as atividades dos profissionais da área, despertar o interesse pelo cinema de animação. As inscrições seguem até dia 31 de março. Outras informações: www.diadanimacao.com.br/ .
 

TELA DIGITAL
Até 6 de maio

Abertas as inscrições até o dia (6) de Maio, para O Festival de Vídeo Tela Digital. A iniciativa visa a criação independente de vídeo,  organizada pela Associação Cultural Kinoforum. O festival proporciona a produção e exibição de conteúdos audiovisuais inéditos e prevê a exibição das obras na TV Pública. Outras informações: www.teladigital.org.br/ .

CANNES
Até 1º de abril

O programa Résidence du Festival, do Festival de Cannes, seleciona anualmente novos diretores que estejam em seu primeiro ou segundo filme para uma rotina de quatro meses e meio de treinamento. Podem participar cineastas de qualquer parte do mundo. O Résidence foi criado em 2000 e, desde então, já recebeu mais de 70 cineastas de 40 países. O programa oferece acompanhamento do desenvolvimento do roteiro e fóruns com profissionais da indústria cinematográfica, além de outros benefícios. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de abril. Mais informações no link http://www.festival-cannes.com/en/cinefoundation/theResidence.html, pelo e-mail residence@festival-cannes.fr/.

FILME ETNOGRÁFICO

Até 31 de abril

Estão abertas as inscrições de documentários, vídeos experimentais e de animação produzidos a partir de 2006 para o I Festival do Filme Etnográfico do Recife, promovido pelos programas de pós-graduação em Antropologia e em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento será realizado de 1 a 4 de junho de 2009 no espaço do Cinema da Fundação e premiará produções cinematográficas/vídeográficas, nacionais e internacionais, que abordem questões de interesse antropológico. A mostra competitiva ocorrerá às 19h durante todos os dias do festival. Outras informações: www.ufpe.br/recife-etnodoc/.


Atualização em 13/03/2009:

FESTIVAL DA SANFONA
Acontece nas margens do Rio São Francisco, em Juazeiro (BA) e Petrolina(PE), a primeira edição do Festival Internacional da Sanfona. O evento sobre o universo da sanfona é aberto ao público e inicia sua programação na próxima segunda(16) seguindo até o dia 21 de março. A curadoria do festival é feita pelo cantor, sanfoneiro e compositor pernambucano Targino Gondim e a direção geral Celso de Carvalho. O evento, que homenageia o rei do baião Luiz Gonzaga e Sivuca, traz nomes como Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, Elba Ramalho, Mirco Patarini (Itália) e Renato Borghetti. Outras informações: (87) 3861-2797.

MÍDIA LIVRE COM INSCRIÇÕES PRORROGADAS

O MinC, por meio da Secretaria de Programas e Projetos Culturais (SPPC), prorroga até 27 de março o prazo para a participação dos Pontos de Cultura no edital Pontos de Mídia Livre. A seleção irá contemplar  60 iniciativas de comunicação participativa, realizadas pelos Pontos e / ou instituições sem fins lucrativos legalmente constituídas. Outras informações: (61) 3316 0656 / Ana Paula Rodrigues ou www.cultura.gov.br/.  

BAHIA 

DIA NACIONAL DA POESIA

Em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, amanhã, 14 de março, a Associação Poetas na Praça, de Salvador, realiza evento em celebração ao tema  prestando uma homenagem ao 162º aniversario de nascimento de Castro Alves. A iniciativa há décadas reúne poetas do Brasil e de outros países, possibilitando o intercambio cultural vivo e a troca de informações que visa abranger novas linguagens poéticas. A ação ocorre na Praça Nacional da Poesia (Piedade). No local haverá várias manifestações artísticas de dança, música além de  recitais poéticos. Outras informações: (71) 3381-1340 / 8804-2608 ou acesse: poetasnapraca@hotmail.com/. 

CEARÁ

AFRICANIDADES E AFRODECENDÊNCIA

Acontece de 23 à 27 de março, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Faced), Rua Waldery Uchoa, 01 – Campus do Benfica, o Seminário Nacional: Africanidades e Afrodecendência - Formação de Professores Para a Educação das Relações Étnicas. O evento, que tem carga horária de 40 horas, pretende, entre outras coisas, introduzir e demarcar a importância de embasamento teórico para o ensino da história e das culturas africanas e afro-brasileiras. Inscrições e outras informações: http://www.luzireventos.com/semnafro/index.html/ .

EDITAL PARA DEFICIENTES
Estão abertas, até 27 de março, as inscrições para I Edital de Incentivo às Artes para Pessoas com Deficiência. A seleção pública da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Secult destina R$ 500 mil reais para a inclusão cultural de portadores de deficiência e visa apoiar projetos para as áreas da música, literatura (literatura, livro e leitura), artes visuais (artes plásticas e artesanato) e artes cênicas (teatro, dança e circo). As inscrições são gratuitas. Edital e outras informações: www.secult.ce.gov.br/.

MARANHÃO

CAPITAL DA CULTURA
O título de capital da cultura vai para mais uma cidade do Nordeste. No último dia 11 de março, a cidade de São Luis recebeu o título de Capital Brasileira da Cultura 2009, inédito à cidade. A solenidade realizada no Teatro Arthur Azevedo, contou com a presença do Diretor Executivo da entidade promotora do projeto, a ONG CBC, Mário Vendrell, que assinou um Termo de Parceria com o prefeito da cidade Luis, João Castelo. Outras autoridades como o governador Jackson Lago e a chefe da Representação Nordeste do MinC, Tarciana Portella, também estiverem presentes ao evento. Até 31 de maio encontram-se abertas as inscrições de candidaturas para concorrer ao título de Capital Brasileira da Cultura 2010. Outras informações:
www.capitalbrasileiradacultura.org

PERNAMBUCO

O MAFUÁ DO MATUTO
 

Amanhã, 14 (sábado), a partir das 13h, acontece a primera edição do projeto o Mafuá do Matuto. A iniciativa visa consolidar um espaço da cultura sertaneja no Mercado da Madalena, que fica na Rua Real da Torre – s/n, bairro da Madalena, Recife. O evento foi contemplado em 2008, no edital do Fundo de Cultura de Pernambuco ( Funcultura) para a realização de várias apresentações mensais de poetas, cordelistas, cantadores de viola e músicos. Na ocasião, haverá apresentações de dois ganhadores do Prêmio Culturas Populares do MinC : o poeta Chico Pedrosa e o músico João do Pife, de Caruaru. O grupo Fim de Feira também entra na programação do evento. Outras informações: 8851-0177 ou contato@fimdefeira.com.br/ .

RIO GRANDE DO SUL

CARAVANA PARA MÚSICA
A Fundação José Augusto (FJA) e o Sebrae/RN promovem uma caravana para os artistas ou grupos potiguares selecionados para a Edição da Feira da Música de Fortaleza/CE. A caravana é gratuita e os interessados em participar ser  a Diretoria Administrativa da FJA,  das 8h às 13h, até 19 de março. As inscrições para o evento devem ser feitas na FJA ou no Sebrae, também até 19 de março. Outras informações: (84) 3232-5326.

EDITAIS E PRÊMIOS NACIONAIS

PONTOS DE CULTURA
Até 13 de março

Estão abertas as inscrições, até as 18h do dia 13 de março, para o curso de Formação em Gestão Cultural para os Pontos de Cultura dos estados de Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte. O curso será realizado nos dias 25, 26 e 27,  no Teatro Arraial (Rua da Aurora 436/469, Boa Vista, Recife-PE), das 8h30 às 12h30 e 14h às 18h. O evento tem como público alvo dirigentes e representantes dos Pontos de Cultura. Serão oferecidos no total 160 vagas para os cursos à distância e 50 para a atividade presencial. A iniciativa é da  Comunidade Santo Antônio - Comuna S.A, Pontão de Cultura de Minas Gerais que realiza cursos para formação no campo da gestão cultural. As inscrições são gratuitas. Outras informações: 31-3461-8054, de 2ª a 6ª feira, no horário de 14:00 ÀS 18:00, no site www.comunasa.org.br ou  pelo email comunasa@gmail.com/ .

PRÊMIO ASAS
Até 13 de março

Inscrições abertas para o Prêmio Asas do Programa Cultura Viva  da SPPC/MinC. O prêmio visa premiar as iniciativas dos Pontos de Cultura que apresentarem as melhores práticas de implantação na execução dos projetos apoiados, contribuindo para a divulgação dos meios mais efetivos de promover o desenvolvimento autônomo de suas atividades e o avanço do processo cultural da Rede dos Pontos de Cultura. Outras informações: www.cultura.gov.br/.

PRÓ-CULTURA
Até 31 de março de 2009

Estão abertas as inscrições para o Programa Pró-Cultura, que visa fomentar a pesquisa universitária, bem como o aperfeiçoamento e a formação de pessoal de nível superior em Cultura. Dentre as áreas temáticas prioritárias para o desenvolvimento das pesquisas estão as relações da cultura com novas tecnologias, conhecimentos tradicionais, inclusão social, economia, políticas públicas, dentre outras. O valor das bolsas a serem concedidas é de R$ 1,2 mil. Edital, inscrições e outras informações: http://www.capes.gov.br/.

 VIDEOCONFERÊNCIA CINE MAIS CULTURA
Seguem as inscrições para a videoconferência que será realizada dia 17/03, das 14h30 às 16h30, nas salas do banco BNB, nos estados do Nordeste. No encontro serão prestadas orientações e esclarecidas dúvidas sobre o edital Cine Mais Cultura que encerra dia 20 de abril e prevê a seleção de cem pontos de exibição audiovisuais a serem contemplados com equipamentos, capacitação na atividade cinelubista e filmes do acervo da Programadora Brasil. Para inscrever-se na videoconferência, basta enviar e-mail com nome completo, número do RG e telefone para videconferencia.cine@gmail.com, até as 15h, do dia 16/03. Mais informações 81.3424-8506/3224-0561.

ACENDA UMA VELA

O projeto de cinema itinerante Acenda uma Vela, que realiza anualmente exibições de filmes em velas de jangada pelo litoral de Alagoas inicia hoje, dia 13, sua 14 ª edição, na praia de São Bento, em Maragogi (AL). A ação é realizada pela organização cultural Ideário com apoio do MinC, por meio do Fundo Nacional de Cultura. A iniciativa, voltada para diversas comunidades,  visa aliar lazer e debate em torno do cinema, nos moldes cineclubistas. O evento é gratuito. Outras informações: www.ideario.org.br/.

CALIFÓRNIA 21
Neste mês de março o Cineclube Califórnia apresenta filmes da produtora pernambucana Página 21. As mostras, que comemoram os 10 anos da produtora, iniciam às 20h com pipoca distribuída aos partipantes. Na próxima quinta-feira (19) será exibido o filme "Raízes do Fole" e no dia 26/03 será a vez de "Vale dos Poetas" e "Ligações". O Cine Califórnia fica na Rua Arthur Muniz, 82, Boa Viagem.
Outras informações: amarofilho@pagina21.com.br/ .

EDITAIS E PRÊMIOS

TELEDRAMATURGIA

Até 15 de março de 2009

O Ministério da Cultura, no âmbito do Programa Mais Cultura, lançou no último dia 9 de março, o Edital de Seleção de Projetos de Desenvolvimento e Produção de Teledramaturgia Seriada. O edital de seleção FICTV/Mais Cultura é voltado para a produção de miniséries com 13 episódios de 26 minutos de duração cada, que proponham uma visão original sobre as juventudes brasileiras das classes C, D e E. As minisséries serão exibidas nas emissoras do sistema público de televisão. Outras informações: www.cultura.gov.br/.

CINES + CULTURA
Até 18 de abril

Já está no ar o edital do Cine Mais Cultura que tem o objetivo de democratizar e regionalizar a difusão do audiovisual contando com a atividade cineclubista. O edital teve lançamento simbólico dia 11/02 durante Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília. O edital 100 Cines + Cultura prevê a seleção de cem novos núcleos de exibição. Os selecionados receberão kits com equipamentos de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV, obras do acervo da Programadora Brasil e oficinas para capacitação em cineclubismo. A ação integra o Programa Mais Cultura e atuará sobre o tripé tecnologia digital, conteúdo e capacitação. Outras informações:
www.cultura.gov.br/

FESTIVAIS
 
CINEMA DE CUBA
Até 18 de março

A escola Internacional de Cinema de Cuba ( EICTV) está com inscrições abertas até 18 de março para o Processo Seletivo 2009/2012. Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis candidatos que irão integrar um grupo multinacional de 40 estudantes da América Latina, Caribe, Estados Unidos, África e da Comunidade Européia. As provas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de março em quantro capitais : Belo Horizonte, Recife, Florianópolis e
Campo Grande. Serão oferecidas sete especializações - Produção, Roteiro, Direção, Fotografia, Som, Documentário e Edição. Cada candidato deverá optar por uma. O curso tem duração de 3 anos. O início está previsto para setembro de 2009 e término em julho de 2012. As provas em Recife serão na Universidade Católica de PE (UNICAP) ,Rua Nunes Machado, 41 - Boa Vista (Prédio da Pós-graduação, próximo a igreja da Soledade). Mais informações no site www.pagina21.com.br/ ou pelo email eictv@pagina21.com.br/ .

CINESUL  2009
Até 20 de março

Já estão abertas as inscrições para o Cinesul 2009 - 16° Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo - que se estendem até 20 de março. O festival acontece no Rio de Janeiro de 16 a 28 de junho. Podem participar filmes realizados em todos os suportes, inclusive em película para curtas e médias, novidade desde a edição passada.  Para a mostra competitiva poderão concorrer obras de ficção ou documentais divididas nas categorias: produções de longa-metragem (mais de 61 minutos), realizadas em qualquer suporte, e produções de curta e média-metragem (até 60 minutos), também em qualquer bitola ou suporte. Os trabalhos inscritos deverão ter sido finalizados entre 2007 e 2009 e não devem ter sido exibidos em salas comerciais brasileiras ou na televisão aberta. Outras informações : www.ctav.gov.br

ANIMA MUNDI 2009
Até 25 de março

Estão abertas as inscrições para o 17º Festival  Internacional de curtas de animação Anima Mundi 2009, que acontece de 10 a 19 de julho no Rio de Janeiro e de 22 a 26 de julho em São Paulo. A data limite para inscrições e envio de material de pré-seleção é 25 de março. Para inscrever-se é necessário ir no website do festival, onde estão disponíveis ficha de
inscrição on-line, regulamento e etiqueta de transporte. Para maiores informações: www.animamundi.com.br/ .

DIA DA ANIMAÇÃO
Até 31 de março

Inscrições abertas para a participação de cidades do Brasil no Dia Internacional de Animação, comemorado em 28 de outubro. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), em sua 6ª edição, visa além de promover debates e divulgar as atividades dos profissionais da área, despertar o interesse pelo cinema de animação. As inscrições seguem até dia 31 de março. Outras informações: www.diadanimacao.com.br/ .
 

TELA DIGITAL
Até 6 de maio

Abertas as inscrições até o dia (6) de Maio, para O Festival de Vídeo Tela Digital. A iniciativa visa a criação independente de vídeo,  organizada pela Associação Cultural Kinoforum. O festival proporciona a produção e exibição de conteúdos audiovisuais inéditos e prevê a exibição das obras na TV Pública. Outras informações: www.teladigital.org.br/ .

CANNES
Até 1º de abril

O programa Résidence du Festival, do Festival de Cannes, seleciona anualmente novos diretores que estejam em seu primeiro ou segundo filme para uma rotina de quatro meses e meio de treinamento. Podem participar cineastas de qualquer parte do mundo. O Résidence foi criado em 2000 e, desde então, já recebeu mais de 70 cineastas de 40 países. O programa oferece acompanhamento do desenvolvimento do roteiro e fóruns com profissionais da indústria cinematográfica, além de outros benefícios. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de abril. Mais informações no link http://www.festival-cannes.com/en/cinefoundation/theResidence.html, pelo e-mail residence@festival-cannes.fr/.

FILME ETNOGRÁFICO

Até 31 de abril

Estão abertas as inscrições de documentários, vídeos experimentais e de animação produzidos a partir de 2006 para o I Festival do Filme Etnográfico do Recife, promovido pelos programas de pós-graduação em Antropologia e em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento será realizado de 1 a 4 de junho de 2009 no espaço do Cinema da Fundação e premiará produções cinematográficas/vídeográficas, nacionais e internacionais, que abordem questões de interesse antropológico. A mostra competitiva ocorrerá às 19h durante todos os dias do festival. Outras informações: www.ufpe.br/recife-etnodoc/.


Atualização em 10/03/2009:

MÍDIA LIVRE
Até o dia 12 de março, próxima quinta-feira, estão abertas as inscrições para o Prêmio Pontos de Mídia Livre. O edital visa premiar 60 iniciativas de comunicação compartilhada e participativa, realizadas por Pontos de Cultura e/ou instituições sem fins lucrativos e legalmente constituídas, que desenvolvam ou apoiem diretamente iniciativas com este propósito. Outras informações: (61) 3316 0656 / Ana Paula Rodrigues ou www.cultura.gov.br/.

ESTUDO NO SEMIÁRIDO
Nesta sexta-feira (13), na Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj (PE), a Secretária de Articulação Institucional do Mais Cultura, Silvana Meireles e a coordenadora de Ações do Programa, Mônica Monteiro, se reunem com integrantes da entidade. A fundação deve eleborar uma pesquisa de avaliação e monitoramento da ação de Microprojetos Culturais, em 2009, na região do semiárido. O encontro visa discutir como será tal estudo. Outras informações: www.mais.cultura.gov.br/ .

ARTES CÊNICAS
Acontece nos Centros Culturais Banco do Nordeste-Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), o III Festival BNB das Artes Cênicas. O evento, realizado pelo Banco do Nordeste, vai até 31 de março e marca o Dia Mundial do Teatro (27 de março). Aberto ao público, a programação do Festival abrange um total de 227 eventos sendo realizadas doze mostras cênicas (Brasil, Nordeste, Teatro de Rua, Infantil, de Dança, Ceará, Paraíba, Cariri, Alto Sertão, Primeiro Ato, de Esquetes e de Contos), compreendendo 71 espetáculos de companhias de sete estados brasileiros : São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia). Programação e outras informações: (85) 3464.3178.

ALAGOAS

OFICINA PARA MUSEUS
As inscrições continuam abertas para a oficina Conservação de Museus. O evento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus - Ibram e apoio do Sistema Alagoano de Museus - SAM, será realizada na cidade do Pilar. Foram disponibilizadas 40 vagas para as atividades que serão desenvolvidas em dois turnos diários. As inscrições podem ser feitas até 20 de março, através dos telefones: (82) 33157874 e/ou 8833-3588. 

BAHIA 

ARTE INDÍGENA
Hoje, na Praça do Campo Grande e no Teatro Castro Alves, em Salvador, cerca de 150 indígenas de todo estado estarão reunidos dando continuidade ao E-14 - Encontro das Culturas dos 14 Povos Indígenas, realizado em outubro de 2008, na Aldeia Tuxá, em Rodelas. O evento inicia às 10h, com uma exposição de arte popular indígena e termina às 21h com uma ceia indígena no Vão Livre do Teatro. Outras informações: (71) 3116-4015.  

TEATRO NO PELÔ

Inicia hoje (10) e segue até o próximo dia 26, as comemorações ao Mês do Teatro e do Circo com a segunda edição do Tem Teatro no Pelô. O projeto, que acontece no Largo de Pedro Archanjo, no Pelourinho,  apresenta quatro espetáculos ao ar livre, unidos pelo tema O Teatro Negro na Bahia que traduz a estética, as histórias e pesquisas sobre a cultura de matriz africana. As apresentações são gratuitas e iniciam às 19h. Outras informações: http://www.cultura.ba.gov.br/ . 

CEARÁ

CURSOS DE EXTENSÃO

A Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), em parceria com a Universidade de Fortaleza - Unifor abre inscrições para cursos de extensão na área cultural. O primeiro deles é Produção, Gestão e Elaboração de Projetos Culturais. As aulas destinam-se à formação de 490 pessoas, com  faixa etária de 18 a 40 anos, nas 14 macro-regiões do estado. O curso será dividido em três turmas. A primeira inicia em 28 de março, a segunda no dia 18 de abril e a última dia 25. Os módulos serão ministrados por professores da Unifor e convidados com reconhecida experiência no segmento de projetos culturais. Outras informações: (85) 3101-6763

MARANHÃO

ENCONTRO DE GESTORES
Hoje (10) e amanhã (11) será realizado o I Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Estado do Maranhão. A iniciativa é da secretaria de cultura do estado que visa qualificar mão de obra cultural no estado. Aberto ao público, o encontro tem como público preferencial secretários municipais de cultura, prefeitos, presidentes de fundações culturais municipais e outros gestores da cultura. Estará presente ao evento o ministro da Cultura Juca Ferreira, que, na ocasião, entregará à cidade de São Luís o título de Capital Brasileira da Cultura. Antes, na manhã do dia 10, o Governador Jackson Lago e o Secretário de Estado da Cultura do Maranhão Joãozinho Ribeiro farão o lançamento do prêmio Capital Cultural Maranhense (lei estadual nº. 8.913, publicada no Diário Oficial do Estado em 23 de dezembro de 2008). O prêmio irá contemplar as melhores práticas culturais dos municípios. Outras informações:
http://www.cultura.ma.gov.br/ .

PARAÍBA

FESTIVAL DE ABOIO
Nos dias 13,14 e 15 de março, acontece o IV Festival do Aboio, na cidade São José dos Ramos. O evento será realizado na Praça Noé Rodrigues de Lima, centro da cidade. O Festival foi criado como resultado de uma pesquisa de Mestrado da então organizadora do evento, Laura Maurício, que objetiva promover uma valorização da cultura do aboio no estado. Desde 2005, o encontro visa resgatar e difundir a manifestação que passou a contar como novos adeptos. No Festival acontecem várias apresentações da cultura do vaqueiro, a exemplo da Argolinha, Corrida de Jegue, Missa do Vaqueiro, Cavalgada e Bolão de Vaquejada. Outras informações: Laura Maurício (83) 8819-4609.


PERNAMBUCO

OFICINAS LIVRES DE RÁDIO

Entre os dias 13 e 17 de março, o Ponto de Cultura Coco de Umbigada estará promovendo as Oficinas Livres de Rádio. O evento faz parte do projeto Coco-Rádio-Arte, premiado pela Fundação Nacional das Artes ( Funarte) no edital "Residências Artísticas - Interações estéticas em Pontos de Cultura". Durante estes quatro dias, serão realizadas experimentações e discussões relacionadas à prática da radiodifusão livre. Todas as atividades acontecem no Ponto de Cultura Coco de Umbigada (Rua do Guadalupe, 380 Guadalupe – Olinda), com participação de oficineiros, facilitadores e debatedores de Pernambuco, Bahia e Alagoas. O evento é aberta ao público e programação inicia a partir das 14h do dia 13 de março. Outras informações: (81) 3439 6475/9109 6401  ou acesse : ocoradioarte.wikispaces.com/ .

PIAUÍ
 
EXPOSIÇÃO
Segue até o final do mês, na Casa da Cultura, a Exposição Nossa Gente, que objetiva retratar o cotidiano nordestino. A exposição exibe  trabalhos de mais de 30 artistas, entre eles os piauienses Avelar Amorim, Nonato Oliveira, Portelada, Péricles, Ronaldo Autuori, Valmir Negreiros Jeová Santos, Josafá, Cícero Manoel e outros. A abertura acontece às 19h dentro do lançamento do calendário de atividades anuais da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves/ Prefeitura de Teresina. Os quadros ficam expostos no Varandão da Casa da Cultura, com visitação das 8h às 17h30 de segunda a sexta e aos sábados de 9h às 13h. A entrada é franca. Outras informações: http://www.fcmc.pi.gov.br/ .


SERGIPE

HOMENAGEM
A Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) abre a Temporada 2009 com apresentação nesta quinta-feira (12), às 20h30, no Teatro Tobias Barreto em  Aracaju. O concerto, com entrada franca, irá homenagear a cidade de Aracaju, marcando o início das comemorações pelo aniversário da cidade. Com a participação do pianista Álvaro Siviero e a regência do diretor artístico, o maestro Guillherme Mannis, o programa terá o repertório inteiramente dedicado à música russa. A ORSSE  é considerada umas das principais do Nordeste. Atualmente conta com um quadro artístico composto por 60 músicos. Outras informações:
www.sec.se.gov.br/
.

EDITAIS E PRÊMIOS NACIONAIS

PETROBRAS CULTURAL
Até 12 de março de 2009

Foram prorrogadas as inscrições para todas as áreas de seleção pública do Programa Petrobrás Cultural. Os regulamentos foram revisados, com vistas a incorporar as mudanças
decorrentes dessa alteração. Novas datas, editais e outras informações:
www.petrobras.com.br/.

PONTOS DE MÍDIA LIVRE
Até 12 de março

Durante a programação do Fórum Social Mundial - FSM Amazônia 2009 -, foi lançado o Prêmio Pontos de Mídia Livre, uma iniciativa inédita do Ministério da Cultura para dá visibilidade aos projetos de comunicação alternativos e da mídia de mercado. A proposta deste primeiro prêmio, segundo o secretário de Programas e Projetos Culturais (SPPC/MinC), Célio Turino é mapear a rede de comunicação livre no Brasil. Participaram do lançamento, diversas autoridades, estudantes, jornalistas, blogueiros, midialivristas e integrantes de Pontos de Cultura. Outras informações:
www.cultura.gov.br/ .

PONTOS DE CULTURA
Até 13 de março

Estão abertas as inscrições, até as 18h do dia 13 de março, para o curso de Formação em Gestão Cultural para os Pontos de Cultura dos estados de Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte. O curso será realizado nos dias 25, 26 e 27,  no Teatro Arraial (Rua da Aurora 436/469, Boa Vista, Recife-PE), das 8h30 às 12h30 e 14h às 18h. O evento tem como público alvo dirigentes e representantes dos Pontos de Cultura. Serão oferecidos no total 160 vagas para os cursos à distância e 50 para a atividade presencial. A iniciativa é da  Comunidade Santo Antônio - Comuna S.A, Pontão de Cultura de Minas Gerais que realiza cursos para formação no campo da gestão cultural. As inscrições são gratuitas. Outras informações: 31-3461-8054, de 2ª a 6ª feira, no horário de 14:00 ÀS 18:00, no site www.comunasa.org.br ou  pelo email comunasa@gmail.com/ .

PRÊMIO ASAS
Até 13 de março

Inscrições abertas para o Prêmio Asas do Programa Cultura Viva  da SPPC/MinC. O prêmio visa premiar as iniciativas dos Pontos de Cultura que apresentarem as melhores práticas de implantação na execução dos projetos apoiados, contribuindo para a divulgação dos meios mais efetivos de promover o desenvolvimento autônomo de suas atividades e o avanço do processo cultural da Rede dos Pontos de Cultura. Outras informações: www.cultura.gov.br/.

PRÓ-CULTURA
Até 31 de março de 2009

Estão abertas as inscrições para o Programa Pró-Cultura, que visa fomentar a pesquisa universitária, bem como o aperfeiçoamento e a formação de pessoal de nível superior em Cultura. Dentre as áreas temáticas prioritárias para o desenvolvimento das pesquisas estão as relações da cultura com novas tecnologias, conhecimentos tradicionais, inclusão social, economia, políticas públicas, dentre outras. O valor das bolsas a serem concedidas é de R$ 1,2 mil. Edital, inscrições e outras informações: http://www.capes.gov.br/.

VIDEOCONFERÊNCIA CINES + CULTURA
Com o objetivo de democratizar e regionalizar a difusão do audiovisual contando com a atividade cineclubista, o Ministério da Cultura lançou o edital Cine + Cultura, que prevê a seleção de cem novos núcleos de exibição. Os projetos contemplados receberão equipamento de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV, obras do acervo da Programadora Brasil e oficinas para capacitação. Para tirar dúvidas sobre o edital e orientar os interessados em inscrever seu projetos, a Representação Regional Nordeste do MinC irá realizar uma videoconferência nas salas do BNB de todo o Nordeste, no dia 17/03 ( próxima terça-feira), das 14h30 às 16h30. Para participar é necessário enviar nome completo, telefone e número do RG para o e-mail videoconferencia.cine@gmail.com/. Acesse o link http://www.cultura.gov.br/site/2009/03/10/videoconferencia-cines-cultura/ e veja o endereço da sala do BNB de sua cidade.

DIA DA ANIMAÇÃO
Inscrições abertas para a participação de cidades do Brasil no Dia Internacional de Animação, comemorado em 28 de outubro. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), em sua 6ª edição, visa além de promover debates e divulgar as atividades dos profissionais da área, despertar o interesse pelo cinema de animação. As inscrições seguem até dia 31 de março. Outras informações: www.diadanimacao.com.br/ .
 

PRODUIRE AU SUD PRORROGADO
Foram prorrogadas, até o dia 13 de março, as inscrições para participar do curso de cinema Produire au Sud. O curso, que objetiva ampliar o contato entre realizadores do cinema brasileiro e os mecanismos internacionais de fomento, será realizado de 21 a 24 de abril, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Derby. O projeto da cidade de Nantes (sul da França) também conta com a mostra de filmes do Festival des 3 Continents, que acontece no mesmo período do curso, nos cinemas da Fundação, no Teatro do Parque e no Cineteatro Apolo. A iniciativa é resultado da parceria entre a Fundaj, a Fundação de Cultura da Cidade do Recife e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com o apoio da Prefeitura de Nantes, da Embaixada da França e da Aliança Francesa. Para mais informações: (81) 3073-6689.

CINE CALIFÓRNIA
O Cineclube Califórnia retoma suas atividades homenageando, este mês, os trabalhos da produtora pernambucana Página 21. Na programação da próxima quinta-feira, dia 12/03, serão exibidos a animação "Até O Sol Raiá" e o documentário "Tejucupapo". Dia 26/03 é a vez dos curtas "Vale dos Poetas" e "Ligações". As sessões, com entrada franca, acontecem no 3° andar do edifício Califórnia e este mês irá oferece pipoca aos participantes. O edifício fica na Rua Arthur Muniz, 82, Boa Viagem. Maiores informações: (81) 9982-4403.

EDITAIS E PRÊMIOS

TELEDRAMATURGIA

Até 15 de março de 2009

O Ministério da Cultura, no âmbito do Programa Mais Cultura, lançou no último dia 9 de março, o Edital de Seleção de Projetos de Desenvolvimento e Produção de Teledramaturgia Seriada. O edital de seleção FICTV/Mais Cultura é voltado para a produção de miniséries com 13 episódios de 26 minutos de duração cada, que proponham uma visão original sobre as juventudes brasileiras das classes C, D e E. As minisséries serão exibidas nas emissoras do sistema público de televisão. Outras informações: www.cultura.gov.br/.

CINES + CULTURA

Até 18 de abril

Já está no ar o edital do Cine Mais Cultura que tem o objetivo de democratizar e regionalizar a difusão do audiovisual contando com a atividade cineclubista. O edital teve lançamento simbólico dia 11/02 durante Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília. O edital 100 Cines + Cultura prevê a seleção de cem novos núcleos de exibição. Os selecionados receberão kits com equipamentos de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV, obras do acervo da Programadora Brasil e oficinas para capacitação em cineclubismo. A ação integra o Programa Mais Cultura e atuará sobre o tripé tecnologia digital, conteúdo e capacitação. Outras informações:
www.cultura.gov.br/

FESTIVAIS
 
CINEMA DE CUBA
Até 18 de março

A escola Internacional de Cinema de Cuba ( EICTV) está com inscrições abertas até 18 de março para o Processo Seletivo 2009/2012. Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis candidatos que irão integrar um grupo multinacional de 40 estudantes da América Latina, Caribe, Estados Unidos, África e da Comunidade Européia. As provas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de março em quantro capitais : Belo Horizonte, Recife, Florianópolis e
Campo Grande. Serão oferecidas sete especializações - Produção, Roteiro, Direção, Fotografia, Som, Documentário e Edição. Cada candidato deverá optar por uma. O curso tem duração de 3 anos. O início está previsto para setembro de 2009 e término em julho de 2012. As provas em Recife serão na Universidade Católica de PE (UNICAP) ,Rua Nunes Machado, 41 - Boa Vista (Prédio da Pós-graduação, próximo a igreja da Soledade). Mais informações no site www.pagina21.com.br/ ou pelo email eictv@pagina21.com.br/ .

CINESUL  2009
Até 20 de março

Já estão abertas as inscrições para o Cinesul 2009 - 16° Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo - que se estendem até 20 de março. O festival acontece no Rio de Janeiro de 16 a 28 de junho. Podem participar filmes realizados em todos os suportes, inclusive em película para curtas e médias, novidade desde a edição passada.  Para a mostra competitiva poderão concorrer obras de ficção ou documentais divididas nas categorias: produções de longa-metragem (mais de 61 minutos), realizadas em qualquer suporte, e produções de curta e média-metragem (até 60 minutos), também em qualquer bitola ou suporte. Os trabalhos inscritos deverão ter sido finalizados entre 2007 e 2009 e não devem ter sido exibidos em salas comerciais brasileiras ou na televisão aberta. Outras informações : www.ctav.gov.br

ANIMA MUNDI 2009
Até 25 de março

Estão abertas as inscrições para o 17º Festival  Internacional de curtas de animação Anima Mundi 2009, que acontece de 10 a 19 de julho no Rio de Janeiro e de 22 a 26 de julho em São Paulo. A data limite para inscrições e envio de material de pré-seleção é 25 de março. Para inscrever-se é necessário ir no website do festival, onde estão disponíveis ficha de
inscrição on-line, regulamento e etiqueta de transporte. Para maiores informações: www.animamundi.com.br/ .

TELA DIGITAL
Até 6 de maio

Abertas as inscrições até o dia (6) de Maio, para O Festival de Vídeo Tela Digital. A iniciativa visa a criação independente de vídeo,  organizada pela Associação Cultural Kinoforum. O festival proporciona a produção e exibição de conteúdos audiovisuais inéditos e prevê a exibição das obras na TV Pública. Outras informações: www.teladigital.org.br/ .

CANNES
Até 1º de abril

O programa Résidence du Festival, do Festival de Cannes, seleciona anualmente novos diretores que estejam em seu primeiro ou segundo filme para uma rotina de quatro meses e meio de treinamento. Podem participar cineastas de qualquer parte do mundo. O Résidence foi criado em 2000 e, desde então, já recebeu mais de 70 cineastas de 40 países. O programa oferece acompanhamento do desenvolvimento do roteiro e fóruns com profissionais da indústria cinematográfica, além de outros benefícios. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de abril. Mais informações no link http://www.festival-cannes.com/en/cinefoundation/theResidence.html, pelo e-mail residence@festival-cannes.fr/.

FILME ETNOGRÁFICO

Até 31 de abril

Estão abertas as inscrições de documentários, vídeos experimentais e de animação produzidos a partir de 2006 para o I Festival do Filme Etnográfico do Recife, promovido pelos programas de pós-graduação em Antropologia e em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento será realizado de 1 a 4 de junho de 2009 no espaço do Cinema da Fundação e premiará produções cinematográficas/vídeográficas, nacionais e internacionais, que abordem questões de interesse antropológico. A mostra competitiva ocorrerá às 19h durante todos os dias do festival. Outras informações: www.ufpe.br/recife-etnodoc/.


Atualização em 05/03/2009:

CONVOCATÓRIA COM NOVIDADES
A Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura oferece mais um recurso para os interessados em acompanhar a videoconferência sobre a nova forma de preenchimento do formulário eletrônico da Lei Rouanet. Quem não puder comparecer as salas do BNB ou encontro presencial em Recife, poderá acessar a videoconferência, no horário do evento, a partir de seu próprio computador pelo endereço  www.institutoembratel.org.br clicando no link da TvPontoCom. Mais informações : (81) 3224.0561 / 3224.1899 / 3424.8862.

FERIADO ESTADUAL
Em virtude do feriado estadual, Data Magna de Pernambuco, dia 06 de março, a Representação Regional do Ministério da Cultura - RRNE MinC, sediada na capital pernambucana (Rua do Bom Jesus, 237, Bairro do Recife) não irá funcionar nesta sexta-feira. Os boletins produzidos pela assessoria da RRNE voltam a circular, normalmente, a partir da segunda-feira, dia 09/03. O dia 6 de março foi escolhido como a Data Magna de Pernambuco por marcar a eclosão da Revolução constitucionalista de 1817. Outras informações: (81) 3424.7611.
 


Atualização em 04/03/2009:

EDITAL DE INTERCÂMBIO E DIFUSÃO
Inscrições abertas para o primeiro edital do ano do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do MinC, coordenado pela
Secretaria de Incentivo e Fomento à Cultura (Sefic). O processo seletivo foi publicado ontem (03), no Diário Oficial da União. O edital dispõe de R$ 400 mil em recursos do Fundo Nacional da Cultura para apoio financeiro de viagens a serem realizadas em abril e maio. As propostas de participação devem objetivar a apresentação de trabalho próprio, residência artística ou curso de capacitação. O evento pleiteado pelo interessado deve ser promovido por instituição brasileira ou estrangeira, de reconhecido mérito, não podendo ser apoiado ou realizado pelo MinC, ou por uma de suas instituições vinculadas. As inscrições seguem até o próximo dia 13. Edital completo e outras informações: www.cultura.gov.br/.


Atualização em 03/03/2009:

CONVOCATÓRIA
Com o objetivo de auxiliar o aprendizado sobre o cadastramento de propostas culturais no novo formulário eletrônico da Lei Rouanet, a Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura convida gestores, artistas, produtores, Pontos de Cultura e representantes de entidades culturais para participar da videoconferência nas salas do BNB de seu estado, dia 10/03, das 14h30 às 17h. As inscrições devem ser feitas pelo endereço 
videoconferencia.ne@gmail.com
até o dia 09 de março, informando nome, RG e a cidade de origem. Os interessados poderão participar de encontro presencial no Recife sobre o mesmo tema, dia 11/03, na Casa da Indústria (Av. Cruz Cabugá, 767 – Santo Amaro, Recife).  Outras informações (81) 3224.0561 / 3224.1899 / 3424.8862.

PONTOS DE CULTURA

Estão abertas as inscrições, até as 18h do dia 13 de março, para o curso de Formação em Gestão Cultural para os Pontos de Cultura dos estados de Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte. O curso será realizado nos dias 25, 26 e 27,  no Teatro Arraial (Rua da Aurora 436/469, Boa Vista, Recife-PE), das 8h30 às 12h30 e 14h às 18h. O evento tem como público alvo dirigentes e representantes dos Pontos de Cultura. Serão oferecidos no total 160 vagas para os cursos à distância e 50 para a atividade presencial. A iniciativa é da  Comunidade Santo Antônio - Comuna S.A, Pontão de Cultura de Minas Gerais que realiza cursos para formação no campo da gestão cultural. As inscrições são gratuitas. Outras informações: 31-3461-8054, de 2ª a 6ª feira, no horário de 14:00 ÀS 18:00, no site www.comunasa.org.br ou  pelo email comunasa@gmail.com/. 

BAHIA

OFICINA PARA ESCRITA

Seguem abertas as inscrições para a Oficina de Escrita Criativa, que acontece em dois sábados (7 e 14), na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, no bairro de Nazaré, Salvador. A oficina visa auxiliar o participante na busca do seu potencial criativo, fazendo com que em dois dias de atividade ele possa criar textos em prosa ou em verso e partilhá-los com os colegas, num ato coletivo e participativo de produção literária. As inscrições são gratuitas. Inscrições e outras informações: (71) 3117-1571. 

CEARÁ

EDITAL PARA DEFICIENTES
Estão abertas, até 27 de março, as inscrições para I Edital de Incentivo às Artes para Pessoas com Deficiência. O edital da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult destina R$ 500 mil (quinhentos mil reais) para a inclusão cultural de portadores de deficiência, apoiando projetos para as áreas da música, literatura (literatura, livro e leitura), artes visuais (artes plásticas e artesanato) e artes cênicas (teatro, dança e circo). As inscrições são gratuitas. Edital e outras informações: www.secult.ce.gov.br/ .

OFICINA PARA PONTOS

Abertas as inscrições para o Workshop sobre Geração de Renda e Sustentabilidade Cultural para Pontos de Cultura do Ceará que será realizado dias 10 e 11 de março em Fortaleza. O Workshop, iniciativa do Pontão de Cultura Digital de Pernambuco - CDTL  e do Projeto iTEIA, visa, além do levantamento dos produtos e serviços oferecidos pelos Pontos, a definição de estratégias para divulgação e oferta destes serviços no mercado cultural. No dia 11 também será realizada uma oficina do Projeto iTEIA que irá orientar os pontos na publicação de suas produções na internet incluindo a divulgação de seus produtos e serviços. Inscrições e outras informações: contato@tecnologiaslivres.org/  .

MARANHÃO

CLUBE DO CHORO
A 71ª edição do projeto Clube do Choro Recebe apresenta o saxofonista Zequinha do Sax que lança seu CD Eternas Canções – vol 2, neste sábado(7), no Restaurante Chico Canhoto (Residencial São Domingos, Cohama), a partir das 19h. Na noite de choro, o artista irá contar com o mesmo grupo de músicos convidados para a gravação do seu álbum. A entrada custa R$ 6,00. Outras informações: (98) 3252-1219.

PERNAMBUCO

ILUMINAÇÃO CÊNICA

Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação de Técnicos em Iluminação Cênica, realizado pela 9 Produções Artísticas. O curso, que tem o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – Funcultura, conta com 25 vagas, sendo 20 para alunos regulares/integrais e 5 para ouvintes. Para a seleção, o candidato será submetido a uma entrevista com os coordenadores do projeto, onde será levado em conta a intenção do candidato, sua disponibilidade, interesse e comprometimento em fazer o curso. As inscrições vão até 10 de março. Inscrições e outras informações: www.9producoes.com.br/ .

XAXADO
Estão abertas as inscrições para os grupos de Xaxado interessados em participar do VII Encontro Nordestino de Xaxado. O evento, que é realizado pela Fundação Cultural Cabras de Lampião (Ponto de Cultura Artes do Cangaço) com apoio da Fundarpe, acontece entre os dias 6 e 8 de junho, no município de Serra Talhada. As inscrições seguem até 5 de abril. Outras informações: (87) 3831 2041.


PIAUÍ

REABERTURA DO THEATRO
Hoje, a partir das 19h, acontece a reabertura do Theatro 4 de Setembro, a maior casa de espetáculos do Piauí. Depois de um mês de reformas, o teatro recebeu poltronas novas e o seu piso foi totalmente trocado. A casa ainda recebeu outros melhoramentos, entre os quais a otimização no sistema de som e de luz. A apresentação da noite ficará por conta da Orquestra Sinfônica de Teresina. Outras informações: (86) 3221-3446.

RIO GRANDE DO NORTE

ROTA DAS ARTES
Hoje e amanhã o projeto Apodi – Rota das Artes, realizado pelo Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará, visita duas comunidades rurais. O projeto, que tem apoio do do Banco do Nordeste, na cidade de Apodi, apresenta hoje (3) o espetáculo O Inspetor Geraldo na comunidade rural de Santa Rosa. Amanhã, dia 04, é a vez do espetáculo Assombrações para os moradores da comunidade do Córrego. Outras informações: http://www.opessoaldotarara.com.br/ .

CARAVANA PARA MÚSICA
A Fundação José Augusto (FJA) e o Sebrae/RN promovem uma caravana para os artistas ou grupos potiguares selecionados para a Edição da Feira da Música de Fortaleza/CE. A caravana é gratuita e os interessados em participar devem procurar a Diretoria Administrativa da FJA,  das 08 às 13 horas, até 19 de março. As inscrições para o evento podem ser feitas na FJA - no mesmo setor – ou no Sebrae, também até 19 de março. Outras informações: (84) 3232-5326.

EDITAIS E PRÊMIOS NACIONAIS

PETROBRAS CULTURAL
Até 12 de março de 2009

Foram prorrogadas as inscrições para todas as áreas de seleção pública do Programa Petrobrás Cultural. Os regulamentos foram revisados, com vistas a incorporar as mudanças
decorrentes dessa alteração. Novas datas, editais e outras informações:
www.petrobras.com.br/.

PONTOS DE MÍDIA LIVRE
Até 12 de março

Durante a programação do Fórum Social Mundial - FSM Amazônia 2009 -, foi lançado o Prêmio Pontos de Mídia Livre, uma iniciativa inédita do Ministério da Cultura para dá visibilidade aos projetos de comunicação alternativos e da mídia de mercado. A proposta deste primeiro prêmio, segundo o secretário de Programas e Projetos Culturais (SPPC/MinC), Célio Turino é mapear a rede de comunicação livre no Brasil. Participaram do lançamento, diversas autoridades, estudantes, jornalistas, blogueiros, midialivristas e integrantes de Pontos de Cultura. Outras informações:
www.cultura.gov.br/ .

PRÊMIO ASAS
Até 13 de março

Inscrições abertas para o Prêmio Asas do Programa Cultura Viva  da SPPC/MinC. O prêmio visa premiar as iniciativas dos Pontos de Cultura que apresentarem as melhores práticas de implantação na execução dos projetos apoiados, contribuindo para a divulgação dos meios mais efetivos de promover o desenvolvimento autônomo de suas atividades e o avanço do processo cultural da Rede dos Pontos de Cultura. Outras informações: www.cultura.gov.br/.

PRÓ-CULTURA
Até 31 de março de 2009

Estão abertas as inscrições para o Programa Pró-Cultura, que visa fomentar a pesquisa universitária, bem como o aperfeiçoamento e a formação de pessoal de nível superior em Cultura. Dentre as áreas temáticas prioritárias para o desenvolvimento das pesquisas estão as relações da cultura com novas tecnologias, conhecimentos tradicionais, inclusão social, economia, políticas públicas, dentre outras. O valor das bolsas a serem concedidas é de R$ 1,2 mil. Edital, inscrições e outras informações: http://www.capes.gov.br/.

FILME LIVRE
Acontece, durante todo mês de março de 2009, a 8ª Mostra do Filme Livre, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB (Rio de Janeiro). A Mostra, que conta com o apoio do Centro Técnico Audiovisual- CTAv do MinC, continua mantendo o objetivo de divulgar a produção audiovisual independente do Brasil, exibindo obras audiovisuais em diversos suportes, vários formatos, de todos os gêneros e de qualquer ano de produção. Outras informações: http://www.ctav.gov.br/ .

TRANS-TV
Inicia neste sábado (7) a Intervenção Teatral Multimídia Trans-TV, no Espaço Cultural Sérgio Porto (Rio de Janeiro). A instalação, que segue até o próximo dia 29, visa a fusão dos universos ‘dentro’ e ‘fora’ da TV e defende a arte como resposta política vigorosa. O evento acontece aos sábados e domingos, às 20h30 e 20h respectivamente. Os ingressos custam R$ 20, 00. Outras informações: www.trans-tv-tv.blogspot.com/.

ANIMA MUNDI 2009
Estão abertas as inscrições para o 17º Festival  Internacional de curtas de animação Anima Mundi 2009, que acontece de 10 a 19 de julho no Rio de Janeiro e de 22 a 26 de julho em São Paulo. A data limite para inscrições e envio de material de pré-seleção é 25 de março. Para inscrever-se é necessário ir no website do festival, onde estão disponíveis ficha de inscrição on-line, regulamento e etiqueta de transporte. Para maiores informações: www.animamundi.com.br/ .

CANNES
O programa Résidence du Festival, do Festival de Cannes, seleciona anualmente novos diretores que estejam em seu primeiro ou segundo filme para uma rotina de quatro meses e meio de treinamento. Podem participar cineastas de qualquer parte do mundo. O Résidence foi criado em 2000 e, desde então, já recebeu mais de 70 cineastas de 40 países. O programa oferece acompanhamento do desenvolvimento do roteiro e fóruns com profissionais da indústria cinematográfica, além de outros benefícios. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de abril. Mais informações no link http://www.festival-cannes.com/en/cinefoundation/theResidence.html, pelo e-mail residence@festival-cannes.fr/.

EDITAIS E PRÊMIOS

TELEDRAMATURGIA

Até 15 de março de 2009

O Ministério da Cultura, no âmbito do Programa Mais Cultura, lança hoje (9), o Edital de Seleção de Projetos de Desenvolvimento e Produção de Teledramaturgia Seriada. O edital de seleção FICTV/Mais Cultura é voltado para a produção de miniséries com 13 episódios de 26 minutos de duração cada, que proponham uma visão original sobre as juventudes brasileiras das classes C, D e E. As minisséries serão exibidas nas emissoras do sistema público de televisão. Outras informações: www.cultura.gov.br/.

CINES + CULTURA

Até 18 de abril

Já está no ar o edital do Cine Mais Cultura que tem o objetivo de democratizar e regionalizar a difusão do audiovisual contando com a atividade cineclubista. O edital teve lançamento simbólico dia 11/02 durante Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília. O edital 100 Cines + Cultura prevê a seleção de cem novos núcleos de exibição. Os selecionados receberão kits com equipamentos de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV, obras do acervo da Programadora Brasil e oficinas para capacitação em cineclubismo. A ação integra o Programa Mais Cultura e atuará sobre o tripé tecnologia digital, conteúdo e capacitação. Outras informações:
www.cultura.gov.br/ .

FESTIVAIS

CURTA-SE
Até 7 de março

Abertas as inscrições para a 9ª edição do Festival Ibero-americano de Curtas-Metragens de Sergipe - Curta-SE, realizado de 4 a 9 de maio. O evento, que visa o intercâmbio entre países da América Latina, Portugal e Espana é promovido pelo Centro de Estudos Casa Curta-SE com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). As inscrições seguem até 07 de março. Outras informações:
www.curtase.org.br/ .

2º MIAU
Até 10 de março

As inscrições para o 2º MIAU – Mostra Independente do Audiovisual Universitário estão abertas de 24 de janeiro a 10 de março de 2009 para produções audiovisuais brasileiras universitárias em curta-metragem, finalizadas a partir de 2007, em qualquer formato, com duração máxima de 20 minutos. O festival que acontece de 6 a 10 de maio no Cine Goiânia Ouro, em Goiânia/GO, visa contribuir para o enriquecimento do cenário cultural goianiense e promover o cinema universitário nacional trazendo o que ele oferece de inovador e criativo. Este ano o MIAU , realizado pela Estação Filmes, conta com apoio institucional da Prefeitura de Goiânia, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.  Inscrições: www.mostramiau.com.br/ .

 
CINEMA DE CUBA
Até 18 de março

A escola Internacional de Cinema de Cuba ( EICTV) está com inscrições abertas até 18 de março para o Processo Seletivo 2009/2012. Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis candidatos que irão integrar um grupo multinacional de 40 estudantes da América Latina, Caribe, Estados Unidos, África e da Comunidade Européia. As provas serão aplicadas nos dias 20 e 21 de março em quantro capitais : Belo Horizonte, Recife, Florianópolis e
Campo Grande. Serão oferecidas sete especializações - Produção, Roteiro, Direção, Fotografia, Som, Documentário e Edição. Cada candidato deverá optar por uma. O curso tem duração de 3 anos. O início está previsto para setembro de 2009 e término em julho de 2012. As provas em Recife serão na Universidade Católica de PE (UNICAP) ,Rua Nunes Machado, 41 - Boa Vista (Prédio da Pós-graduação, próximo a igreja da Soledade). Mais informações no site www.pagina21.com.br/ ou pelo email eictv@pagina21.com.br/ .

CAMERA MUNDO
Até 28 de fevereiro

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Festival de Filmes Independentes Camera Mundo, que se dedica a exibir produções audiovisuais independentes e de baixo orçamento. As inscrições seguem até 28 de fevereiro de 2009. Aproveitando a comemoração do Verão do Brasil em Roterdã, Holanda, o festival acontece de 26 a 28 de junho de 2009 e terá novamente como foco o Brasil. Regulamento, inscrições e outras informações: www.caramundo.org/.

CINESUL  2009
Até 20 de março

Já estão abertas as inscrições para o Cinesul 2009 - 16° Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo - que se estendem até 20 de março.  O festival acontece no Rio de Janeiro de 16 a 28 de junho. Podem participar filmes realizados em todos os suportes, inclusive em película para curtas e médias, novidade desde a edição passada.  Para a mostra competitiva poderão concorrer obras de ficção ou documentais divididas nas categorias: produções de longa-metragem (mais de 61 minutos), realizadas em qualquer suporte, e produções de curta e média-metragem (até 60 minutos), também em qualquer bitola ou suporte. Os trabalhos inscritos deverão ter sido finalizados entre 2007 e 2009 e não devem ter sido exibidos em salas comerciais brasileiras ou na televisão aberta. Outras informações : www.ctav.gov.br

TELA DIGITAL
Até 6 de maio

Abertas as inscrições até o dia (6) de Maio, para O Festival de Vídeo Tela Digital. A iniciativa visa a criação independente de vídeo,  organizada pela Associação Cultural Kinoforum. O festival proporciona a produção e exibição de conteúdos audiovisuais inéditos e prevê a exibição das obras na TV Pública. Outras informações: www.teladigital.org.br/ .

FILME ETNOGRÁFICO

Até 31 de abril

Estão abertas as inscrições de documentários, vídeos experimentais e de animação produzidos a partir de 2006 para o I Festival do Filme Etnográfico do Recife, promovido pelos programas de pós-graduação em Antropologia e em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento será realizado de 1 a 4 de junho de 2009 no espaço do Cinema da Fundação e premiará produções cinematográficas/vídeográficas, nacionais e internacionais, que abordem questões de interesse antropológico. A mostra competitiva ocorrerá às 19h durante todos os dias do festival. Outras informações: www.ufpe.br/recife-etnodoc/.


Clique aqui para ver agendas anteriores


Fonte (exceto quando outra fonte for indicada):

Boletim da Representação Nordeste do Ministério da Cultura

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)