Notícias
MAM baiano folheia seu acervo e história

07/02/2003

Escada da principal sala da sede do MAM baiano, atribuída à arquiteta Lina Bo Bardi, primeira diretora da instituição  Mário Cravo Neto/Reprodução do catálogo

 
 

Projeto prevê a expansão do museu, que inclui um jardim de esculturas na região metropolitana de Salvador

FABIO CYPRIANO
ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR

   O Museu de Arte Moderna da Bahia ganhou um dos mais sofisticados livros para apresentar sua história e seu acervo em cerca de 200 obras, entre as mil da coleção. A publicação, com o preço salgado de R$ 250, vem com 317 páginas, fotos de Mario Cravo Neto e Marcio Lima, além de textos de Heitor Reis, diretor da instituição há 12 anos, Antonio Risério, assessor do Ministério da Cultura, e da curadora Denise Mattar.

   O livro é, no entanto, apenas mais um passo para a expansão do MAM baiano. No último mês, segundo Reis, a instituição tornou-se responsável por administrar o parque de Pituaçu, na região metropolitana de Salvador, próximo da praia de Itapoã. "Esta área é correspondente ao Central Park, de Nova York, e iremos organizar lá o maior jardim de esculturas do país", afirma o diretor da instituição. A proposta é encomendar esculturas para artistas contemporâneos, nomes, entretanto, ainda não definidos.

   A proposta de integração entre arte e natureza é já uma característica do museu, graças a presença da arquiteta Lina Bo Bardi, primeira diretora da instituição e principal homenageada no livro que é lançado hoje.

   Foi dela a idéia de recuperar o solar do Unhão, nome que ficou de um de seus primeiros proprietários, no século 17, Pedro de Unhão Castelo Branco. O conjunto, composto por uma capela, a casa principal e depósitos, com a esplêndida vista para a ilha de Itaparica, mesmo junto ao mar foi a sede de uma fazenda no ciclo de açúcar no nordeste, e chegou a ser uma fábrica de rapé no século 19 e início do 20.

   Lina Bo Bardi (1914-1992) foi convidada, em 1959, para criar o MAM baiano, que teve como primeira sede o foyer do teatro Castro Alves. Grande parte da coleção de arte moderna da instituição, composta por todos os pilares do modernismo brasileiro, foi obtida por Lina e está reproduzida no livro. Em 1960, quando viu o solar, então decadente, decidiu lá abrigar um braço da instituição, o Museu de Arte Popular, que se tornaria a sede do museu, até hoje em dia. É atribuída a ela a escada da principal sala do museu, que se tornou o símbolo do MAM. Em 1964, Bardi deixa o Brasil após o início do regime militar.

   Outra fase importante da instituição, segundo Mattar, na nova publicação, tem início em 1991, quando Heitor Reis assume o museu e restaura novamente o solar do Unhão. "Um momento importante para o MAM foi a articulação com outras instituições, que possibilitaram exposições como as de Hélio Oiticica e Lygia Clark, em 1994", afirma Reis.

   O diretor criou o Salão da Bahia, um espaço aberto para a produção emergente. "Optamos por organizar um salão nos moldes tradicionais, com inscrição em aberto, júri para seleção e prêmio. Com o sucesso de procura e prestígio do evento, não me sinto seguro para mudar o formato."

   O MAM exibe atualmente a nona edição do Salão da Bahia, e hoje é lançado também o catálogo com os participantes do salão. O salão teve 1.697 inscritos e 30 selecionados. Os premiados desta edição são os artistas André Amaral (RJ) , Ayrson Heráclito (BA), Carlos Mélo (PE), Egídio Rocci (SP), Mauro Piva (SP) e Paulo Pereira (BA). Todas as obras vencedoras passam a compor o acervo da instituição, o que, agregando-se aos prêmios dos anos anteriores, compõe a nova faceta do museu, uma boa coleção de arte contemporânea.


O jornalista Fabio Cypriano viajou a convite do Museu de Arte Moderna da Bahia

MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA. Catálogo que apresenta a história e cerca de 200 obras da instituição. Textos: Heitor Reis, Antonio Risério e Denise Mattar. Fotos: Mario Cravo Neto e Marcio Lima. Quanto: R$ 250. Patrocínio: Petrobras
.

(© Folha de S. Paulo)


Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind