Notícias
 Hermeto Pascoal abre abre festival de jazz e blues no Ceará

02/03/2003

Guaramiranga, no Ceará


 

da Reuters, em Guaramiranga

   Hermeto Pascoal abriu às 14 horas, com um workshop, o 4º Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga, no Ceará, um dos maiores eventos do gênero fora do eixo Rio-São Paulo. O festival, nas cidades serranas de Guaramiranga e Aratuba, a 100 quilômetros de Fortaleza, atrai todo ano milhares de pessoas que procuram fugir da folia carnavalesca.

   Entre as atrações deste ano estão Duofel, Traditional Jazz Band (de São Paulo), Baseado em Blues (do Rio de Janeiro) e Fernando Noronha & Black Soul (de Porto Alegre). Um grupo especialmente formado para tocar no festival reúne seis músicos de vários países europeus, que estavam passeando pelo Brasil.

   Até terça-feira haverá mais de trinta shows em quatro palcos, além de workshops, jam sessions e um carnaval de rua ao som do jazz dançante de New Orleans. De 6 a 9 de março as principais atrações fazem uma versão mais compacta do festival no centro cultural Dragão do Mar, em Fortaleza.

   Além dos artistas convidados, o festival tem um júri (formado por músicos, jornalistas e produtores) que seleciona oito bandas a partir de CDs enviados para a organização do evento. Este ano inscreveram-se mais de 50 grupos e artistas de várias partes do país e até do exterior. Entre as selecionadas estão a cantora Izy Gordon (São Paulo), o gaitista Big Chico (São Paulo), o guitarrista Dino Rangel (Rio de Janeiro) e a Marajazz (Ceará).

   Uma novidade este ano são os shows em tributo a grandes nomes do jazz e da música brasileira. Artistas do Ceará, de Alagoas e do Rio de Janeiro tocarão o repertório de Ray Charles, John Coltrane, Sarah Vaughan e Dominguinhos.

   Um dos maiores atrativos do festival de Guaramiranga é a própria cidade, localizada a 865 metros de altitude, na serra de Baturité. Minúscula (tem cinco mil habitantes e apenas uma avenida principal), tornou-se um retiro de inverno para os habitantes de Fortaleza, muitos dos quais têm casas na cidade. O clima ameno, com temperatura média anual de 25ºC, lhe valeu o título de "Suíça cearense". Consome-se fartamente fondues, chocolate quente e vinho, e os moradores de Fortaleza aproveitam para tirar dos armários casacos de couros, luvas e cachecóis.

(© Folha Online)

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind