Notícias
 Festival de cinema do Recife dá mais opção ao digital

03/02/2004

 

 

Tempo de duração para trabalhos no formato digital subiu para 15 minutos e inscrições foram prorrogados

KLEBER MENDONÇA FILHO

   Fase de ajustes ainda no formato da edição 2004 do Cine-PE Festival do Audiovisual, antes conhecido como Festival de Cinema do Recife. Será a segunda edição sob a nova marca e nome, ou a oitava se contarmos desde os primórdios do evento. A edição 2004 acontece de 19 de abril a 5 de maio e já aponta para uma interessante mudança, algo que deverá interessar em especial aos realizadores de obras feitas no formato “digital”. O organizador Alfredo Bertini acaba de anunciar que serão aceitas realizações com até 15 minutos de duração, uma mudança no regulamento divulgado anteriormente. Sendo assim, vídeos digitais locais e de todo o Brasil poderão inscrever-se até sexta-feira, dia 13 de fevereiro.

   No antigo regulamento, as inscrições para curtas 16mm, 35mm e obras em formato digital teriam sido encerradas no último sábado, 31. Ontem, Bertini divulgou oficialmente uma idéia que ele, junto à sua equipe, vinha analisando já há duas semanas, com base no baixo número de inscrições que a organização recebeu no formato digital.

   Os poucos inscritos foram capazes de respeitar as regras um tanto rígidas demais para o formato, como “VTs publicitários de até 60 segundos”, “matérias jornalísticas de até dois minutos” e “obras realizadas por universiários com não mais do que cinco minutos”. Todos concorreriam a uma premiação única de “Melhor Vídeo”. A duração máxima passa para 15 minutos, mas há ainda restrições ao estilo (ficção, documentário, experimental, etc), ou seja, apenas comerciais, matérias jornalísticas ou trabalhos realizados em universidade poderão concorrer, segundo o regulamento postado no site www.cine-pe.com.br e release divulgado ontem à imprensa. Os eventuais selecionados não concorrem mais ao único prêmio antes anunciado, e a mostra deixa de ter caráter competitivo.

   Sobre as inscrições para curtas em 16mm e 35mm, foi extendido o prazo de recebimento da ficha de inscrição (disponível para impressão no site e envio por fax) até amanhã, ao meio-dia. Materiais como fitas VHS, fotos e releases podem chegar até a sexta-feira, dia seis. Em conversa com a reportagem do Jornal do Commercio, Bertini deixou claro que a edição 2004 do Cine-PE está ainda em fase de construção, e isso inclui a estrutura de programação. "É provável que tenhamos esse ano apenas um longa-metragem por noite, evitando o desconforto para o público e realizadores". Bertini preferiu não adiantar quais longas ele cogita trazer ou mesmo convidar, embora tenha revelado que "o assédio tem sido grande".

   Também não está claro se a programação de curtas será espalhada por horários alternativos durante o festival, que esse ano está programado para durar incomuns duas semanas. Isso ocorreu ano passado com filmes em 16mm, Documentários e Animação em 35mm, formatos e gêneros que foram projetados para o público nos finais das tardes, no Teatro Guararapes, tirando-os da arena e horário nobres que compôem a programação noturna.

   Na última edição, essa mudança não foi bem aceita pelos realizadores que viram seus filmes serem exibidos à tarde. Eles tinham sido atraídos para o festival pela sua já famosa (Brasil a fora) capacidade de exibir curtas dos mais variados estilos para uma platéia de 2.500 espectadores por noite, na tela grande do Guararapes. Sentiram-se prejudicados.

(© Jornal do Commercio-PE)

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind