Notícias
Relendo o Brasil

10/06/2008

Divulgação

Passeando por grandes clássicos da música brasileira, o Quinteto Violado lança 5 Peba na Pimenta, DVD que resgata referências regionais da música brasileira


Por Leisa Ribeiro

Em 2006, o grupo pernambucano Quinteto Violado completou 35 anos de carreira com o lançamento de seu primeiro DVD, 5 Peba na Pimenta. O disco foi gravado em 2005, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, com as participações de Dominguinhos, Chico César, Geraldo Azevedo e Pedro Salu.

No repertório, Marcelo Melo (voz, violão e viola de 12 cordas), Ciano (violão), Toinho Alves (baixo e vocal), Dudu (teclado) e Roberto Medeiros (percussão e vocal) apresentam novas leituras para canções inesquecíveis de Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Jackson do Pandeiro, Zé Dantas e Zé Marcolino, entre outros. O título do DVD foi inspirado na música Peba na Pimenta, famoso baião de João do Vale (com Adelino Rivera e José Batista) que abre o disco.

O grupo também toca algumas composições próprias, como Sete Meninas, parceria de Toinho Alves com Dominguinhos. Gravada originalmente pelo Quinteto Violado no LP Folguedo, de 1975, a música reaparece em pot-pourri com o clássico Forró do Dominguinhos (Lamento Sertanejo).

O DVD representa um belíssimo encontro de diversas formas de arte, como música, dança, luz e poesia. Proposta bastante coerente com a trajetória do Quinteto Violado, que se tornou conhecido por misturar música erudita a elementos da cultura nordestina. A partir das mais simples manifestações populares, o grupo consegue extrair uma essência rítmica e melódica muito particular.

“Criamos uma nova concepção musical. Acho bacana a interação entre o erudito e o popular”, conta o vocalista Marcelo Melo.

Carreira internacional

Após mais de três décadas de trabalho, o grupo, que tem uma filosofia meio mambembe, desfruta de espetáculos, discos, festivais e uma carreira internacional, com álbuns lançados em Cabo Verde, Portugal, Alemanha e Japão.

“Procuramos não nos acomodar e nem fazer muitas concessões aos modismos. Talvez por isso venha o reconhecimento”, descreve Marcelo.

Mesmo com tanto trabalho, os músicos resolveram abrir, em 1997, a Fundação Quinteto Violado, que é presidida por Marcelo Melo. Com ela, o grupo promove e incentiva o desenvolvimento da cultura nordestina.

“O nosso objetivo é propor a valorização do homem brasileiro, fortalecer uma identidade cultural”, explica Marcelo.

(© Universo Musical)


5 Peba na Pimenta


Ano: 2006
Produção: Quinteto Violado

Faixas

1 – 5 Peba na Pimenta
2 – Peba na Pimenta
3 – Último Pau-de-Arara
4 – Pimenta na Brasa
5 – Toinho, Sou Toinho
6 – Cavalo Marinho
7 – Acauã
8 – Roberto Zoadeiro
9 – Numa Sala de Reboco / Sabiá / Pisa na Fulô / Cintura Fina / Riacho do Navio
10 – No Ceará Não Tem Disso Não
11 – Marcelo, Bicho Verde-Amarelo
12 – Mata Branca
13 – Algodão
14 – Forró do Dominguinhos (Lamento Sertanejo) / Sete Meninas
15 – Relógio, Caixinha, Pião
16 – Ciano, o Que Flauteia
17 – Freviola
18 – Nego Forro
19 – Cantiga do Sapo
20 – Dudu, Cantiga de Dudu
21 – Canção de Despedida
22 – Asa Branca

(© Universo Musical)

VÍDEO:

Veja o Quinteto Violado interpretando Asa Branca


Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind


Google
Web Nordesteweb