Notícias
CD duplo em homenagem ao frevo será lançado em 9 de fevereiro

Lenine participa do CD duplo "100 Anos do frevo"
 

No ano do seu centenário, o frevo ganha mais uma homenagem com novos arranjos e interpretações de grandes artistas da música popular brasileira como Maria Bethânia, Lenine, Gilberto Gil e Ney Matogrosso. A Prefeitura do Recife (PE), em parceria com a gravadora Biscoito Fino, lançará no dia 9 de fevereiro, dia em que o Frevo comemora 100 anos, o CD duplo "100 Anos do Frevo". É de perder o sapato, sendo um cantado e outro instrumental.

A iniciativa faz parte de uma série de projetos e ações que a administração municipal está desenvolvendo pensando no ritmo sob seus diversos aspectos: preservação e difusão, estudo, apoio aos compositores, intérpretes e às agremiações carnavalescas. "Queremos fortalecer e promover o frevo em todo o mundo como expressão musical capaz de ser reconhecida internacionalmente por sua imensa riqueza sonora", afirma o prefeito do Recife, João Paulo.

Para fazer a direção musical e artística do CD, a Prefeitura do Recife confiou a missão ao compositor Fernando, responsável pela revitalização do ritmo no início dos anos 80 com a organização de uma série de discos intitulada Asas da América. Colocou uma seleção de estrelas para frevar como Chico Buarque, Alcione, Lulu Santos, Gilberto Gil, Jackson do Pandeiro, Elba e Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Fagner e Alceu Valença.

"Este trabalho do CD '100 Anos de Frevo' é riquíssimo sob todos os aspectos: técnico, artístico, estético e também do ponto de vista da musicalidade, com composições antigas e novas. O frevo vai ganhar, com certeza, um presente belíssimo e vai dar um passo a mais para que se torne ainda mais conhecido e absorvido nacional e mundialmente", declara Carlos Fernando.

Os arranjos estão nas mãos de uma seleção composta por notáveis maestros pernambucanos: Clóvis Pereira, Spok e Edson Rodrigues. Os grandes clássicos do ritmo que é a marca do carnaval pernambucano já estão sendo gravados por 16 artistas entre os quais estão Lenine, Maria Bethânia e Gilberto Gil, que imprimem suas vozes no CD "cantado". O outro será composto por 14 frevos instrumentais consagrados, como "Último Dia", de Levino Ferreira, "Frevo da Meia Noite", de Clóvis Pereira, e "Passo de Anjo", de João Lira. Um grande show na Praça do Marco Zero está sendo preparado para o lançamento do CD Duplo, no dia 9 de fevereiro.

Para o repertório, Maria Bethânia escolheu "Frevo nº 1", de Antônio Maria, Ney Matogrosso promete uma grande interpretação de "Me segura senão eu caio" (J. Michiles), além de Vanessa da Mata, que não abriu mão de interpretar um dos seus frevos favoritos, "De chapéu de sol aberto", composto por Capiba. Gilberto Gil cantará "Micróbio do Frevo", de Genival Macedo e Edu Lobo, "Frevo Diabo", composto por ele em parceria com Chico Buarque.

Luís Melodia irá interpretar "Último Regresso", de Getúlio Cavalcanti, e Geraldo Azevedo, "Tempo Folião", dele e de Carlos Fernando. Ainda estão presentes Alceu Valença, com "Homem da Meia Noite", composição dele e de Carlos Fernando; Silvério Pessoa, com "Atrás do Trio Elétrico", de Caetano Veloso e Lenine sobe ao palco com "Energia", do parceiro de composições Lula Queiroga. Completam a homenagem, Antônio Nóbrega, com "Evocação nº 1", clássico de Nelson Ferreira, Geraldo Maia que canta "Frevo nº 3", de Antônio Maria e Claudionor Germano interpreta "Madeira que cupim não rói", outro clássico do frevo, do mestre Capiba.

Elba Ramalho empresta sua voz para "Frevo Rasgado" (Bruno Ferreira e Gilberto Gil) e Nena Queiroga, junto a Vanessa Oliveira, Lígia Miranda e Rosana Simpson interpretam "Aurora de Amor" (Maurício Cavalcanti) e "Bom danado" (Luis Bandeira). Ainda para ser confirmada a presença de Maria Rita, que já escolheu o frevo "Valores do passado", de Edgard Moraes.

No CD instrumental, se junta ao naipe de arranjadores, fazendo uma participação especial, o maestro Duda na faixa "Nilinho no Passo", composta pelo próprio. A Spok Frevo Orquestra executa todas as canções.

Um dos momentos mais especiais do CD é o arranjo feito pelo maestro Clóvis Pereira baseado no frevo de rua "Vassourinhas", de Matias da Rocha e Joana Batista. Batizada de "Sesta Carnavalesca", a música ganhou os acordes da Orquestra Sinfônica do Recife, que dará um tom mais erudito à canção sob a regência do maestro Osman Giuseppe Gioia.

(© O Norte Online)


Municipal do Recife vai reverenciar 100 anos do frevo

A 43ª edição do Baile Municipal do Recife terá os mesmos homenageados e tema que o Carnaval da cidade. A festa, marcada para 10 de fevereiro no Chevrolet Hall, vai reverenciar os 100 anos do frevo com um time de 11 artistas, nacionais e locais, no palco. Uma festa em que o secretário de Cultura, Roberto Peixe, espera comemorar algo a mais: um dia antes, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deve decidir tornar o ritmo patrimônio imaterial. Os ingressos começam a ser vendidos nesta quarta (24).

Com direção musical do Maestro Spok e Zé da Flauta, o espetáculo do Baile Municipal terá repertório com mais de 40 frevos. Spokfrevo Orquestra, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Alceu Valença, Claudionor Germano, Silvério Pessoa, André Rio, Nonô Germano, Gustavo Travassos, Nena Queiroga e Coral Edgard Moraes vão cantar canções inesquecíveis como os hinos de Elefante, Vassourinhas e Ceroula, entre outros.

Maestro Nunes – um dos homenageados do ano, ao lado do artista plástico Lula Cardoso Ayres – deve subir ao palco também, mas ainda não está acertada como seria sua participação.

INGRESSO - A entrada para o baile custa R$ 25, à venda nas lojas Esposende e Tribos dos shoppings. Toda a renda será revertida para a Casa de Acolhida de Longa Permanência Porto Seguro, que abriga 20 idosos, mantida pelo Instituto de Assistência Social e Cidadania do Recife (Iasc).

(© JC Online)


Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind