Notícias
Chico Science: 10 anos sem o gênio do mangue

02/02/2007

 

Músico pernambucano morreu em acidente de carro em 1997. Nação Zumbi segue com Jorge Du Peixe nas letras e vocais.

Lígia Nogueira Do G1, em São Paulo

Um dos capítulos mais importantes da história da música brasileira atual não teria sido escrito sem a participação de Francisco de Assis França. Morador do bairro do Rio Doce, na periferia de Olinda, nos anos 70, ainda moleque catava caranguejos no mangue a fim de arranjar alguns trocados para os bailes - onde aprendeu a gostar de James Brown, Grandmaster Flash e Kurtis Blow.

O interesse pela música negra norte-americana foi o passaporte para sua entrada no grupo de dança de rua Legião Hip Hop e o conseqüente surgimento das bandas Orla Orbe e Loustal, esta última uma parceria com o guitarrista Lúcio Maia e o baixista Alexandre Dengue.

No início de 1991, o trio entrou em contato com o bloco afro Lamento Negro, cujo forte traço percussivo chamou sua atenção. A partir daquele momento, a música de raiz - maracatu e coco de roda - encontraria eco na sonoridade do hemisfério norte.

Do mangue para o mundo, Chico Science soube costurar ritmos brasileiros como nunca tinha sido feito antes: com funk, dub, jungle, rock e rap, criando a partir desse amálgama de referências uma identidade própria que se tornou o motor do turbilhão musical que surgiria em Recife na década de 90.

O primeiro show do grupo Chico Science e Nação Zumbi - com Toca Ogan (percussão), Canhoto (caixa), Gira (tambor), Gilmar Bola 8 (tambor) e Jorge Du Peixe (tambor) na formação, além do próprio Chico nos vocais, Lúcio na guitarra e Dengue no baixo - aconteceu em junho de 91, no Espaço Oásis, em Olinda. (Logo, Canhoto deixaria a banda e Pupillo assumiria as baquetas).

Três apresentações em São Paulo e em Belo Horizonte e alguns poucos anos depois, a banda gravaria o disco de estréia, "Da lama ao caos" (1994), produzido por Liminha e lançado pela Sony. Em "Afrociberdelia" (1996), o grupo assumiu o controle da produção. O disco tinha participações de Gilberto Gil, Fred 04 e Marcelo D2 e deixou mais claro o flerte da CSNZ com a música eletrônica, apontando para uma sonoridade totalmente nova.

Esse frescor que brotava da cena local veio acompanhado do manifesto mangue bit, escrito por Chico Science e Fred 04 (Mundo Livre S/A) e outros autores intitulados "caranguejos com cérebro".

O texto, que era distribuído como release dos shows, logo caiu nas graças da mídia e se tornou a certidão daquele "movimento" que nascia e já andava com as próprias pernas. Carismático, Chico conseguiu sintetizar de forma ímpar todas aquelas mudanças no panorama cultural de sua cidade, no papel e principalmente fora dele.

Mas o homem de frente da Nação Zumbi e um dos principais catalizadores da mudança perdeu a vida precocemente, pouco antes de completar 31 anos, em um acidente de carro no trajeto entre Recife e Olinda.

Em setembro de 2004, a Fiat foi condenada a pagar indenização por danos morais e materiais à família do artista. O advogado, Antonio Campos, se baseou no Código de Defesa do Consumidor, alegando quebra do cinto de segurança e falhas estruturais do carro durante o acidente.

Em janeiro de 2007, chegou ao fim o processo que a família de Chico Science movia contra a fábrica de automóveis. Os valores do acordo não foram divulgados, mas sabe-se que foi menor do que os R$ 10 milhões que pretendiam os advogados da família França, incluindo a filha de Chico Science, Louise Tainã, de 16 anos.

A trajetória meteórica daquele "cientista de ritmos" transformou o músico em ícone imaginário. E a história da banda recomeçou em 2000, com Du Peixe assumindo a composição das letras e os vocais em "Radio S.amb.A".

Com essa formação, a banda deu continuidade a um trabalho sempre original, presente nos álbuns "Nação Zumbi" (2002) e "Futura" (2005). Nos shows, Du Peixe, Lúcio Maia e companhia ainda tocam hinos da época de Chico, como "Maracatu atômico" (de Jorge Mautner e Nelson Jacobina) e "Manguetown".

(© G1)


A última vez de Chico Science em Recife

Um relato do derradeiro show do músico em sua cidade. Apresentação mostrou o então novo disco, "Afrociberdelia".
Daniel Buarque Do G1, em São Paulo
Zeca Miranda Especial para o G1, do Rio

Claro que ninguém nem imaginava que aquele era o último show, em casa, de Chico, assim mesmo, íntimo como todo pernambucano sempre se referiu a seu conterrâneo mais famoso na última década. Mas mesmo se todo mundo soubesse, o show de despedida teria que ser igual àquela apresentação no Clube Português - na ocasião do lançamento do disco "Afrociberdelia" - em setembro de 1996: perfeita. E muito bem guardada na memória de quem estava presente.

Tínhamos 15 anos e, junto com amigos, fomos ver o que o segundo disco da banda trazia de novo ao vivo. No Abril Pro Rock de 1996, sob uma tempestade, os mangueboys já haviam dado uma amostra do que era o novo trabalho da banda, mas os atrasos e a chuva não permitiram uma boa apresentação. Dois anos antes, já tínhamos assistido ao show de lançamento de "Da lama ao caos", o primeiro disco, numa apresentação para poucas pessoas que ainda conheciam pouco de Chico. Agora ele voltava famoso, consolidado, e prometendo um futuro que acabou não se concretizando como todos imaginávamos.

Na hora em que Chico "veio com a Nação Zumbi aos nossos ouvidos falar", como na introdução "Mateus Enter" que abriu aquela noite, parecia que todo mundo tinha enlouquecido. Estávamos do lado direito e bem à frente do palco. O primeiro a entrar, ainda com as luzes apagadas, foi o baixista Dengue. Segurando um incenso na mão, que logo em seguida é fixado ao amplificador do baixo, Dengue observa a entrada do restante da banda. Todos prontos, feita a contagem, entra, como um "pipoco" de trovão, o pequeno Chico.

Daí para frente, quem estava ali naquela noite já tinha a certeza de que os caras fariam um dos shows mais inesquecíveis que aquela cidade já vira.

Na terceira música, o já então hit "Manguetown", ao soar das primeiras notas um de nós [Zeca] subiu ao palco de pouco mais de um metro e meio e foi para o lado de Chico, mas acabou voltando à platéia. Instantes depois dezenas de pessoas tentaram fazer o mesmo e logo o palco estava tomado. Todos queriam dançar, pular, confraternizar com aquele conterrâneo tão igual a nós, mas tão destacado e importante para a música brasileira. Foram tantos que show precisou ser interrompido.

Como um artista que já domina seu público, sem nenhum nervosismo e com toda simpatia, diz “pessoal, vocês fazem o show aí embaixo e a gente faz aqui em cima”. Todos obedeceram. A música recomeça do início, e o show seguiu cada vez mais matador.

Chico tinha lançado apenas dois discos, e o show se baseava neles, sem deixar faltar nenhuma das músicas mais esperadas. Tudo deu certo, do som, ao palco, ao público.

Além da grande apresentação musical daquela noite, alguns paradigmas foram quebrados ali. O Clube Português é um tradicional local da classe média recifense, que nos fins de semana abrigava, até então, shows de axé e pagode, que dominavam a cidade antes da revolução iniciada pela turma do manguebeat. A tão famosa diversidade pela qual Recife é conhecida hoje, tomava formas definitivas ali, já deixando de ser um som restrito aos guetos e undergrounds de onde aqueles rapazes saíram.

No mesmo clube, anos depois, passaram grupos como Cordel do Fogo Encantado, Mundo Livre, Dj Dolores. Todos de alguma maneira, iluminados pelo que, um dia, Chico Science e Nação Zumbi fizeram ali.

A transformação e efervescência cultural se comprovaria exatamente um dia após aquele domingo em que Chico morreu, dez anos atrás. Na semana pré-Carnaval de 1997, quando normalmente a cidade do frevo fingia ser a Bahia, ele dividiria um trio elétrico, isso mesmo, trio elétrico, com o mestre Antônio Carlos Nóbrega, no bloco Na Pancada do Ganzá, tocando músicas nada parecidas com axé.

O show aconteceu mesmo com a morte dele, como uma homenagem. O bloco era, independente do que havia acontecido, um dos mais felizes na praia de Boa Viagem. Pouco depois o axé perdeu espaço definitivamente para a música tradicional de Pernambuco. Francisco de Assis França morreu, mas já havia deixado a casa pronta, o terreno batido e a ressonância dos seus tambores ecoando.

E o show? Terminamos sentados no bar, com uma garrafa de água na mão, cansados de tanto pular e gravando definitivamente o momento na memória.

Zeca Miranda é jornalista e guitarrista da banda Superoutro

(© G1)


Mangue beat. Manguebeat. Manguebit.

Silvio Meira

O movimento mangue mudou a história da música e da expressão artística no Recife nos anos 90. E foi essencial na criação da atitude que resultou no Porto Digital, o sistema local de inovação de tecnologia de informação do Recife.

Dois de fevereiro é dia de Iemanjá. É meu aniversário, também. E foi num domingo, no dia em que Chico Science estava indo de Recife a Olinda, naquele fim de tarde de sol em 1997, pra ver a Cabralada tocar. Esperamos, esperamos, o maracatu era energia pura, a Treze de Maio lotada, mas Chico nunca chegou. Chico nunca chegou e, no fim da noite, eu estava no necrotério, com Sonaly Macedo, onde Chico tinha ido parar depois de um acidente inacreditável no Salgadinho. Foi o pior aniversário da minha vida.

O povo do mangue, nome de beat tão interessante quanto a batida propriamente dita, renovou a cena musical do Recife e de boa parte do Brasil como se fosse um big bang. Chico, 04, Mabuse, Renato L, Lúcio Maia e tantos outros teóricos e práticos do movimento botaram nossas vidas de ouvido pra baixo. A trilha de quase tudo, aqui, era de repente daqui mesmo e pra mim, que começava a entender o encanto de alfaias, abês e loas dos maracatus de baque virado, o beat do mangue era como se fosse meu. E não era só eu, muito mais gente tava na mesma onda, atitude, jeito de enxergar o mundo, de misturar as idéias, de achar que muito, muito mais era possível.

Dois anos antes daquela tarde de maracatu em Olinda, virei professor titular do Centro de Informática da UFPE, numa cerimônia tradicionalmente precedida por um conjunto de câmera executando Bach, Mozart e similares. Pois pra mim foi Júlio Glasner no som, detonando Computadores fazem Arte (artistas, como dizia Chico, fazem dinheiro) quando entrei no auditório e Da Lama ao Caos depois do discurso de posse e antes da cana que durou dois dias... Tudo de acordo com a letra: “...eu me organizando posso desorganizar/ ...eu desorganizando posso me organizar”.

Nosso lema na informática da UFPE era e ainda é Ciência & Gréia. Ou Competência com Irreverência. Dá no mesmo. No começo da década de 90 nós também estávamos achando que não só era preciso mudar, mas que era possível mudar. O caldo de cultura que se pensava, via e ouvia no delta do Capibaribe, principalmente depois que o movimento mangue começou a tormar forma e nós começamos a nos ver nele e como parte dele, era a base de onde muitos de nós tiramos idéias e energia para começar uma aventura de tecnologias da informação que continua sendo construída, como a mesma força de antes, até hoje. E que não dá sinais de voltar atrás.

Recife sempre teve empresas de software. Sempre, aqui, significa desde a década de 60, quando a maioria dos leitores não tinha nascido e eu ainda jogava bolinha de gude. E tinha empresas porque havia uma demanda regional sofisticada e capaz de sustentar empresas locais que viriam a ter caráter nacional décadas depois. Mas a globalização começou a pegar a periferia com todo seu poder de destruição e renovação, bem no tempo do movimento mangue, na década de 90. Foi o fim dos bancos locais e regionais, a falência das pequenas indústrias, o fim dos incentivos da Sudene. Enfim, o fim de muitos sonhos, planos e projetos.

E os acadêmicos de Recife tinham sonhos, planos de construir centros de ensino e pesquisa que contribuíssem para o crescimento da economia local, para a geração de emprego tecnológico, para a criação de novas empresas. Mas a globalização tirava nosso tapete a cada dia e os alunos que formávamos tomavam o rumo do Rio, São Paulo, Seattle e Londres. Foi aí, nesta mesma época, que o povo da tecnologia, tanto os mais novos quando os mais velhos do que Chico, resolveram mudar o jogo. Se Chico fazia para o mundo, por que não nós, também?

Se a economia local -- que demandava uma informática local -- estava desaparecendo em suas formas clássicas, porque não apostar em uma informática de classe mundial, feita aqui mas para o mundo, atraindo para cá problemas complexos e criando demandas locais que poderiam não só manter muitos dos nossos melhores cérebros aqui mas, ao mesmo tempo, atrair gente de fora pra cá, como tanta gente que estava sendo tragada pra Recife por causa, exatamente, do mangue beat? Se nosso mangue “bit” fizesse o mesmo, poderíamos, com o tempo -- quem sabe?- - tornarmo-nos muito mais relevantes...

A partir do começo dos anos 90, Recife atraiu o Softex (programa nacional de software), a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), vários programas de pesquisa cooperativa em TICs nas universidades, as empresas de software se fortaleceram e aumentaram em número, suas associações se tornaram mais sólidas, o C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) apareceu, gerando (hoje) mais de 600 empregos em TICs e atuando diretamente na criação ou renovação de mais de trinta empreendimentos. Em 2000, o esforço desembocou no Porto Digital, sistema local de inovação situado no antigo bairro do Recife, o mesmo do Bar Fogão onde o povo do mangue bebia sempre.

O Fogão desapareceu. Mas cento e tantas empresas de software e de sua cadeia de valor vieram para o Porto Digital, trazendo mais de três mil pessoas que tornam vivo, de dia, o bairro que só existia à noite, quando os caranguejos com cérebro faziam uma festa em algum lugar.

O mangue não é mais o mesmo. A batida ideal que Chico procurava gerou muitas batidas possíveis, de Otto a Silvério a Cordel a Mombojó a Carfax, entre muitas outras. A busca de Chico fez renascer os maracatus, base de muitas de suas batidas, que estavam mais prá lá do que prá cá antes dele. Hoje há muitas dezenas de batuques ativos, formados depois que as alfaias -os pesados tambores de madeira do Nação Zumbi- ganharam o status dado pelo mangue. É como se um pedaço da África tivesse, de novo, desembarcado aqui, cheio de esperança, seus tambores embalados de alma e vida.

Para nós, de tecnologia, foi e é o mesmo. Aprendemos com Chico e o povo do mangue que é possível conceber, criar e fazer aqui. E levar tudo, pro mundo, a partir daqui. Estamos e vamos continuar fazendo isso. Com parabólicas e fibras óticas apontadas para o mundo, os pés no mangue, na periferia, na história da qual não podemos e não queremos fugir, fazemos do e no Recife o liquidificador de coisas ao qual nada é imune. Entra dia, sai ano, haverá alguém escrevendo um manifesto. Outro alguém atrás de mais uma batida ideal. Outros escrevendo software, gente fazendo design e interfaces, uns tantos testando, outros criando robôs, fazendo circuitos integrados, celulares, o que vier.

Ainda acho que não é uma boa idéia lembrar a morte pra comemorar vidas. Mas assim manda a tradição. Prefiro comemorar aniversários, como se estivéssemos todos vivos. Como Chico está. Na Cabralada, domingo passado, depois do ensaio, o batuque continuou tocando bases do CSNZ de 1994. Mas não é só: mais do que na música, o legado de Chico vive em todos os que lutam, nas suas muitas periferias, para fazer muito mais do que os poucos centros do mundo dizem que eles deveriam se limitar a fazer. Viva Zapata, viva Sandino, viva Zumbi!...

Silvio Meira
Professor Titular de Engenharia de Software do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco em Recife, cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R) e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

A coluna de Silvio Meira foi publicada excepcionalmente nesta sexta-feira, em vez de no sábado, como de costume, em memória aos dez anos da morte de Chico Science

(© G1)


Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind