Notícias
 Reverências a Chico Science

JC Imagem

Chico Science
 

Recife e Olinda prestam homenagem ao mangueboy na data em que ele faria 41 anos. Haverá inauguração de exposição e debate

MARCOS TOLEDO

Não foi por acaso que Chico Science morreu quando se dirigia do Recife para Olinda. O cantor tinha uma relação muito forte com as duas cidades que, por coincidência, comemoram juntas o aniversário de fundação (ocorrido ontem). Em reconhecimento à dedicação do artista, ambas também prestam juntas, hoje, várias homenagens ao malungo que, se estivesse vivo, completaria 41 anos de idade.

A programação compensa a passagem dos dez anos de morte de Francisco de Assis França, lembrada, no mês passado, com eventos modestos. No caso da capital pernambucana, a prefeitura optou por deixar as comemorações para a data de nascimento do compositor, tanto para coincidir com o aniversário do município quanto para não sobrecarregar o período que antecedeu o Carnaval e os festejos dos 100 anos do frevo.

O evento ficará concentrado no Pátio de São Pedro, no bairro de São José (Centro), onde a Prefeitura da Cidade do Recife pretende, até o ano que vem, inaugurar um memorial definitivo para Chico Science na casa de número 21. Um pouco do que este prédio vai abrigar será mostrado ao longo desta semana na exposição Imaginário Chico. O pátio será ainda palco da inauguração de uma escultura representando o cantor, apresentações de obras audiovisuais e show com a recém-criada Science Orquestra.

Quem for ao Pátio de São Pedro vai ser recepcionado, a partir das 18h, pelo Maracatu Porto Rico. Uma hora depois está marcada a abertura da exposição e a inauguração, pelo prefeito João Paulo, da escultura que representa o mangueboy.

A estátua, em resina e fibra de vidro, é a 13ª do Circuito da poesia e encerra o projeto, que tem outras obras semelhantes que prestam tributo a nomes ilustres da cultura local e estão contextualizadas no espaço representativo dos artistas na cidade. Outros exemplos são a escultura da escritora Clarice Lispector na Praça Maciel Pinheiro, a de Manuel Bandeira na Rua da Aurora e a de Capiba na Rua do Sol.

Todas são assinadas pelo artista plástico Demétrio Albuquerque. A de Chico Science ocupará um espaço na Rua da Moeda, no Bairro do Recife, pólo original dos eventos relacionados ao manguebeat. Como o lugar se encontra em reforma, a estátua ficará provisoriamente no Pátio de São Pedro, onde toda semana ocorre o Sábado mangue.

Na casa 21 do pátio, a mostra Imaginário Chico apresenta registros fotográficos do cantor – do acervo da família e da agência Imago – acompanhados por textos de Xico Sá, Renato L e Ana Vaz, ilustrações de Kéops Ferraz, e design de Edson Rosas. “A idéia é fazer a linha do tempo, a história de Chico, e cruzar os acontecimentos. É uma reconstrução imagética do que era o trabalho dele”, define a curadora Maria Eduarda Belém.

Personagens como Bruce Lee, James Brown e Corto Maltese, entre outros, também ilustram a mostra, pois faziam parte do imaginário do mangueboy. “A exposição preza pelo mundo das idéias dele, o que, de uma maneira ou de outra se tornaram suas influências”, explica Maria Duda. Em outro trecho da mostra – que fica aberta para visitação até o sábado –, monóculos pendurados no teto retratam um caráter mais íntimo do artista, sobretudo em família. Parte do acervo jamais foi apresentado em público.

(© JC Online)


Músicos se reúnem para prestar tributo no Pátio de São Pedro

A Science Orquestra, que se apresenta hoje, no palco do Pátio de São Pedro, a partir das 22h, é um projeto especialmente formado para o tributo ao cantor Chico Science. Mais cedo, o evento exibe do curta-metragem O mundo é uma cabeça, de Cláudio Barroso & Bidu Queiroz, além de videoclipes e documentários da TV Viva.

Sob a coordenação do tecladista Bactéria (Mundo Livre S.A., Los Sebozos Postizos), músicos como Rogerman, (Bonsucesso Samba Clube), Fred 04 (também da Mundo Livre), Cannibal (Devotos) e Lia de Itamaracá interpretam canções do próprio Chico e outras que ele gostava de ouvir.

OLINDA – Na Cidade Patrimônio, as homenagens ao malungo estão concentradas no Nascedouro de Peixinhos (onde funcionou o antigo matadouro) e começam logo de manhã cedo. Moradores do bairro ministram oficina de grafitagem, das 8h à 12h (parte teórica) e das 14h às 16h (parte prática). A turma é limitada a 30 pessoas. No fim, os participantes vão grafitar a parede lateral do Nascedouro.

Das 14h30 às 16h30, o experiente DJ Big ministra workshop (também limitada a 30 participantes) sobre a fusão que originou a batida mangue e sobre esse tipo de música no contexto atual e das novas tecnologias.

Por fim, às 17h, o evento é encerrado com o debate Movimento mangue e perspectiva para o futuro. Mediado pelo produtor cultural e apresentador de TV Roger de Renor, o seminário tem como convidados o músico Fred 04 e os jornalistas Marcelo Pereira (editor deste Caderno C), Renato L e Carolina Leão.

(© JC Online)


Recife rende homenagens a Chico Science nesta terça

No dia em que Chico Science completaria 41 anos se estivesse vivo, o Recife rende homenagens ao artista. Dentro das comemorações do aniversário da cidade, ocorrido nesta segunda, haverá shows, exposição e inauguração de uma estátua do músico nesta terça-feira (13).

A programação será concentrada no Pátio de São Pedro, onde, a partir das 22h, o pai do movimento mangue será reverenciado num show-tributo. Mas a programação em homenagem a Science começa logo às 18h, com a apresentação do Maracatu Porto Rico. Uma hora depois, haverá a abertura da exposição Imaginário Chico, na casa de número 21.

Em seguida, acontece a inauguração de uma escultura representando o cantor e apresentações de obras audiovisuais. A escultura, em resina e fibra de vidro, é a 13ª do Circuito da poesia e encerra o projeto, que tem obras semelhantes que prestam tributo a nomes ilustres da cultura local e são assinadas pelo artista plástico Demétrio Albuquerque.

A imagem de Science ocupará um espaço na Rua da Moeda, no Bairro do Recife, mas, como a área está em reforma, ficará temporariamente no Pátio de São Pedro.

(© JC Online)

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind