Notícias
Ritmo cearense na Alemanha

 NATINHO RODRIGUES

BANDA faz apresentação no Theatro José de Alencar com o objetivo de arrecadar dinheiro para a viagem

A Orquestra de Sopros de Pindoretama participará de três festivais na Alemanha durante a Copa do Mundo de 2006. O conjunto é formado por jovens de escolas públicas

Rafael Luis
da Redação

Um grupo de 30 cearenses participará de eventos culturais realizados na Alemanha simultaneamente à Copa de 2006. A Orquestra de Sopros de Pindoretama, a 55 quilômetros de Fortaleza, embarcará no dia 14 de junho para Hamburgo, onde ficará durante duas semanas realizando apresentações antes dos jogos das seleções de Brasil e Alemanha. O convite partiu do governo alemão, que vai promover uma série de shows e concertos nas 12 cidades com jogos.

Um dos conjuntos musicais de maior prestígio atualmente no Ceará, a Orquestra de Sopros de Pindoretama é formada por jovens entre 11 e 22 anos, estudantes de escolas públicas. O grupo existe desde 1999, quando foi fundada a organização não-governamental Associação dos Amigos da Arte (Aamarte), que busca a inclusão social de adolescentes por meio da música. Na orquestra, eles aprendem a tocar flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, tuba e trompa. "Mais do que isso, eles recebem um incentivo para se tornar músicos no futuro e, assim, ter uma profissão", afirma o presidente da entidade, o músico Arley França, 29.

Na Alemanha, a orquestra tocará entre os dias 15 e 30 de junho no Fifa Fan Fest de Hamburgo, arena montada próxima ao estádio da cidade, em que serão realizadas festas durante os dias da Copa do Mundo. Além disso, o grupo cearense participará do festival Altonale, maior festa de bairro do norte da Alemanha, também em Hamburgo; e do Kieler Woche, maior regata do mundo, reunindo cerca de 3,5 milhões de pessoas em uma semana, na cidade de Kiel.

Esta será a segunda turnê internacional da Orquestra de Sopros de Pindoretama. Em 2002, o grupo tocou em festivais em três cidades alemãs: Kiel, Pinneberg e Lübeck. O bom desempenho permitiu o retorno dos cearenses, agora para a Copa. Daquele grupo, quatro integrantes irão à Alemanha novamente. "A gente priorizou quem não tivesse ido há quatro anos, para dar oportunidade a todo mundo", explica Arley.

O grupo, composto por 26 músicos, além do mestre, produtor, coordenador e intérprete, terá as passagens aéreas de ida e volta pagas pelo Governo do Estado, mas a permanência na Alemanha será custeada em parte pelo governo do país.

A orquestra é formada ao todo por 70 jovens. Dos integrantes, a ONG seleciona monitores para escolinhas de música, que hoje contam com cerca de 130 alunos. O sucesso do conjunto rendeu à entidade, de 2005 para cá, parcerias com Petrobras e Banco do Nordeste. "A gente tem se apresentado em grandes festivais e isso tem sido um reconhecimento muito bom para nós".


SERVIÇO
A Orquestra de Sopros de Pindoretama vai realizar um concerto hoje, a partir das 20 horas, no Theatro José de Alencar, com arrecadação revertida para a viagem do grupo à Alemanha. O ingresso custa R$ 15,00. Mais informações: 3275.2976 e 8899.1061.

(© O Povo)


Dois sonhos de uma só vez


O estudante Geilson Carneiro(foto), 12, vai realizar dois sonhos de uma só vez na excursão no próximo mês da Orquestra de Sopros de Pindoretama à Alemanha. Músico há três anos, o jovem trompetista vai incluir no currículo participação em festivais no exterior - e diante de um público oriundo de vários países, formado por torcedores que estarão na Alemanha. Além disso, apaixonado por futebol, pela primeira vez ele vai acompanhar de perto uma Copa do Mundo.

Aluno da sétima série do Ensino Fundamental de uma escola de Pindoretama, Geilson é torcedor do Fortaleza e do Palmeiras. "Nunca imaginei que iria um dia para o país da Copa do Mundo. Vou querer conhecer os estádios", diz o estudante, entusiasmado. Ele viaja ao lado do único irmão, Getúlio, 18, também integrante da orquestra. "Nossa família nos apóia muito".

Geilson, que treina cinco vezes por semana, sempre entre o final da tarde e início da noite, afirma que seu objetivo a partir de agora é se tornar músico profissional. "Não me considero ainda um bom músico. Toco apenas umas notinhas", brinca o garoto. "Mas quero aprender mais para poder viver disso no futuro".(RL)

(© O Povo)

Google
Web Nordesteweb