Notícias
 Chico César "pede respeito" com o lançamento de novo álbum

24/07/2002

 

 

  

da Reuters, em São Paulo

   Depois de mais de dois anos fazendo turnês fora do país, Chico César voltou ao Brasil para finalizar seu quinto álbum, "Respeitem Meus Cabelos, Brancos", com contribuições de diversos músicos -entre eles, Chico Buarque e Carlinhos Brown.

   Em suas viagens pelo mundo, o cantor e compositor paraibano já deu autógrafos para crianças armênias em uma apresentação nos Estados Unidos e recebeu elogios de um garçom bôsnio em Londres. Tal reconhecimento global acabou rendendo ao seu trabalho o rótulo, nem sempre bem-vindo, de "World Music".

   "A gente que vem do Nordeste se acostuma a ouvir que nossa música é regional. Tudo o que não vem de São Paulo ou Rio de Janeiro é regional. Então, fora do Brasil é a mesma coisa, é tudo World Music", disse.

   "Do mesmo jeito que Peter Gabriel vai do primeiro mundo em direção aos países de terceiro mundo, com seus grandes estúdios e sofás de couro, eu faço o caminho inverso. Vou do sertão da Paraíba para tocar em Londres", acrescentou.

   Segundo Chico César, o título ambíguo do CD brinca com suas raízes africanas e seus famosos cabelos crespos, sempre presos no alto da cabeça.

   Além disso, em 1995 ele lançou seu primeiro álbum, "Aos Vivos" -com os hits "Mama África" e "À primeira vista", que ficou famosa também na voz de Daniela Mercury-, contabilizando desde então sete anos na estrada e alguns cabelos brancos.

   "A música (título do disco) trata do preconceito que existe dentro e fora do Brasil, de forma bem-humorada, arejada e contundente", afirmou.

   No novo trabalho, lançado pela Abril Music, o artista continua priorizando sua voz e violão, no meio das bases eletrônicas do produtor inglês Will Mowat, das percussões de Naná Vasconcelos e dos arranjos de cordas do maestro Nelson Ayres.

   Chico Buarque canta na faixa "Antinome" e o compositor espanhol Luiz Pastor acompanha o reggae bilíngue de "Nas Fronteiras do Mundo".

   "A característica desse disco está na clareza sonora, com os trabalhos de harmonia e texturas, que eu não havia conseguido ainda", falou o músico.

   As preparações para a próxima turnê já estão prontas, com a data de partida marcada para o mês de agosto. Chico César vai rodar o Brasil de sul a norte, começando por Pelotas (RS) e finalizando no Macapá (AP), em julho de 2003.
(© Folha Online)

 

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind