Notícias
CD compila poemas na voz de Manuel Bandeira

Manuel Bandeira

Álbum produzido pelo diplomata Lauro Moreira traz a voz do escritor recitando 26 criações, como "Neologismo"

DA SUCURSAL DO RIO

   Durante 38 anos, a voz de Manuel Bandeira andou por Brasília, Buenos Aires, Genebra, Washington, Barcelona e Rabat. Estava em uma fita de rolo que acompanhava as mudanças profissionais do diplomata Lauro Moreira. Agora, com o lançamento do CD "Manuel Bandeira -O Poeta em Botafogo", pode-se ouvir essa voz recitando 26 poemas.

   "Em 2003, eu era embaixador no Marrocos e resolvi pedir para uma rádio me deixar ouvir a fita. Mas estava sem esperança, porque ela tinha ficado todo esse tempo em caixas, sem um cuidado especial. Quando o técnico pôs para rodar, a voz estava lá, da mesma maneira como foi gravada em 1967", conta Moreira, 65.

   Apesar da diferença de idade, Bandeira (1886-1968) era muito amigo de Moreira e da poeta Marly de Oliveira, com quem o diplomata se casou em 1964, tendo como um dos pares de padrinhos Clarice Lispector e ele, Bandeira. Mais tarde, Marly se casaria com João Cabral de Melo Neto.

   Em uma noite de meados de 1967, depois de um jantar no apartamento de Moreira -na praia de Botafogo, no Rio, daí o título do CD-, o poeta disse que gostaria de gravar alguns poemas.

   "Ele disse que lia muito bem, e era verdade. Eu peguei na estante as "Obras Completas", e ele começou a escolher alguns poemas. E, para o CD, eu não toquei no que foi gravado. Está na ordem em que ele leu e até com alguns ruídos, como um som de buzina ao fundo, porque quis preservar a emoção daquele momento."

   Na seleção de Bandeira entraram poemas seus muito conhecidos, como "Porquinho da Índia", "Rondó do Capitão", "Última Canção do Beco", "Neologismo" e "Vou-me Embora pra Pasárgada". Também há poemas não tão famosos, como "Noturno da Mozela". Embora já estivesse com mais de 80 anos e enfraquecido por tanta luta contra problemas de saúde, como a tuberculose, Bandeira lê seus versos com vigor e clareza. Em uma espécie de lado B do CD, Moreira recita outras 25 criações de Bandeira, como "Pneumotórax", "Testamento" e "Evocação do Recife".

   "Só as gravações de Bandeira não dariam um CD. Resolvi, então, fazer uma homenagem a ele e gravar poemas que gosto", diz o diplomata, que lançou em 1998 "Poetas da Língua Portuguesa".

   Embora diga preferir não misturar música com poesia, Moreira selecionou temas de Camargo Guarnieri (1907-1993), interpretados pela pianista Belkiss Carneiro de Mendonça. Mas as músicas têm faixas próprias. "Guarnieri era amigo de Bandeira e chegou a musicar poemas dele. E a música faz no CD um diálogo com os versos, não é um fundo", explica ele.

   Moreira financiou com recursos próprios a prensagem do CD, que tem uma tiragem inicial de 3.000 cópias, mas ganhará mais 2.000 ainda neste ano. Em São Paulo, uma distribuidora de discos está pondo os CDs nas lojas. No Rio, encontra-se na ABL e na Livraria da Travessa.

Manuel Bandeira -O Poeta em Botafogo
Lançamento:
Independente
Quanto: R$ 35, em média

(© Folha de S. Paulo)


POEMA

"O Martelo"

As rodas rangem na curva
dos trilhos
Inexoravelmente.
Mas eu salvei do meu
naufrágio
Os elementos mais
cotidianos.
O meu quarto resume o
passado em todas as casas
que habitei.
Dentro da noite
No cerne duro da cidade
Me sinto protegido.
Do jardim do convento
Vem o pio da coruja.
Doce como um arrulho de
pomba.
Sei que amanhã quando
acordar
Ouvirei o martelo do
ferreiro
Bater corajoso o seu
cântico de certezas.

(© Folha de S. Paulo)

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind

© NordesteWeb.Com 1998-2005

O copyright pertence ao veículo citado ao final da notícia