Notícias

Música de viola classe “A” 

O violeiro Adelmo Arcoverde


Pocket show com o violeiro Adelmo Arcoverde, na Saraiva, lança o disco com os finalistas do 2º Prêmio Syngenta

MARCOS TOLEDO

Um dos dois representantes de Pernambuco presentes na final da 2ª edição do Prêmio Syngenta de música instrumental de viola, realizada em 1º de novembro último, em São Paulo, o violeiro Adelmo Arcoverde faz hoje, às 18h, na Saraiva Mega Store, o lançamento do CD do evento, que reúne temas dos 16 finalistas. O músico aproveita a oportunidade para apresentar um projeto que há muito desejava colocar em atividade: seu Quarteto de Cordas Nordestinas.

Patrocinado por uma empresa multinacional de agronegócios, o Prêmio Syngenta teve duas edições, em 2004 e 2005, nas quais distribuiu prêmios em dinheiro para os melhores colocados – selecionados a partir de etapas regionais. No primeiro ano, Pernambuco foi representado na final pelo compositor e intérprete Cláudio Moura (SaGrama, Nenéu Liberalquino Trio). No ano passado, além de Adelmo, concorreu pelo Estado o potiguar Cláudio Rabeca. Todos constam nos dois discos lançados com os finalistas de cada uma das edições.

Também em 2005, em reconhecimento à representatividade de autores do Nordeste, o Prêmio Syngenta teve uma de suas eliminatórias realizada no Recife, no Teatro Santa Isabel, que reuniu oito artistas da Região. Ao contrário da tendência de outros festivais, que privilegiam o trabalho de artistas com propostas inovadoras, o Prêmio valorizou o talento de instrumentistas que preservam o estilo tradicional.

Natural do município de Nazaré da Mata, Adelmo é professor de viola nordestina no Conservatório Pernambucano de Música (CPM). No ano passado, defendeu no festival o seu Repente instrumental nº 1 – faixa que abre o CD. Já Cláudio Rabeca participou com sua Cobra de resguardo.

“Acho o Prêmio Syngenta muito importante para a música instrumental brasileira. Somos um país muito rico musicalmente e o prêmio visa estimular a música de viola”, afirma Adelmo. O compositor diferencia seu trabalho como violeiro instrumentista dos tradicionais repentistas e diz que no Sul e Sudeste do País músicos como ele têm mais espaço. Professor de viola de 10 cordas no CPM, ele conta que complementa sua atividade ministrando aulas de violão, pois aqui não há cultura de viola.

Reconhecido nacionalmente, Adelmo tinha um sonho antigo. “Queria fazer um grupo que tocasse por prazer”, conta. Após 10 anos de experiência, formou o Quarteto de Cordas Nordestinas, que conta ainda com outra viola, um baixolão e percussão. Hoje, na Saraiva, o grupo mostra três temas de Adelmo – Nordestina, Virgulino e Repente instrumental nº 1 – e dois standards de Luiz Gonzaga – Asa branca (com Humberto Teixeira) e Paulo Afonso (com Zé Dantas). O quarteto volta a se tocar em 16 de agosto, no CPM.

Lançamento do CD 2º prêmio Syngenta de música instrumental de viola, com pocket show do violeiro Adelmo Arcoverde e seu Quarteto de Cordas Nordestinas. Hoje, às 18h, na Saraiva Mega Store (Shopping Recife. Fone: 3464-9393). Entrada franca

(© JC Online)


 

Google
Web Nordesteweb