Notícias

Moacir Santos é o vencedor do Prêmio Shell de Música 

Moacir Santos
O músico pernambucano Moacir Santos

A Shell anunciou que o músico Moacir Santos é o ganhador do Prêmio Shell de Música 2006. O músico, compositor e arranjador foi escolhido por unanimidade pelo júri formado pelos jornalistas Antônio Carlos Miguel e Luiz Fernando Vianna, pelos músicos Vittor Santos e Hermínio Bello de Carvalho e pela cantora Fernanda Abreu.

O compositor e membro do júri Hermínio Bello de Carvalho disse que Moacir Santos merece o prêmio, pois é músico, compositor, professor e, sobretudo, mestre de uma geração. Sua obra é maravilhosa, é uma homenagem à música brasileira.

Para a cantora Fernanda Abreu, "a escolha Moacir Santos é fundamental no momento de resgate da música e da educação musical. Ele é fundamental, também, porque representa a diversidade da MPB".

Nascido em Pernambuco, Moacir é saxofonista, arranjador, foi maestro da Rádio Nacional e, nos anos 60, foi professor de grandes nomes da música nacional, como Baden Powell, Sérgio Mendes, João Donato, Roberto Menescal, e Dori Caymmi, entre outros.

No ano de 1965 lançou Coisas, o único álbum de Moacir Santos produzido no país. Depois, o compositor, que há 40 anos mora nos Estados Unidos, lançou Saudade (1972) e Maestro (1974) pela gravadora americana Blue Note. A redescoberta do trabalho de Moacir, no Brasil, veio em 2001, com o lançamento do álbum duplo Ouro Negro, produzido por Mário Adnet e Zé Nogueira.

Para o jurado Vittor Santos "a obra de Moacir é um legado da nossa música, por isso, é tão importante homenageá-lo com o prêmio. A canção Coisa número 1, por exemplo, sintetiza todos os elementos da genuína música popular brasileira".

(© Último Segundo)


 


Moacir Santos ganha o Prêmio Shell

O resultado foi anunciado nesta quarta-feira, dia 19/7/06

Por André Pereira

Escolhido por unanimidade por um júri formado pelos jornalistas Antônio Carlos Miguel e Luiz Fernando Vianna e pelos músicos Vittor Santos, Hermínio Bello de Carvalho e Fernanda Abreu, o maestro Moacir Santos foi o ganhador da edição 2006 do Prêmio Shell de Música. Nas palavras de Vittor Santos, “a obra de Moacir é um legado da nossa música, por isso, é tão importante homenageá-lo com o prêmio”. Um merecido reconhecimento para um gênio que ajudou a formar gerações de músicos brasileiros.

Como disseram Vinicius de Moraes e Baden Powell no Samba da Bênção: “A bênção, maestro Moacir Santos, que não és um só, és tantos, como o meu Brasil de todos os santos”.

(© Bravo Online)

Google
Web Nordesteweb