Notícias
O charme das canções brasileiras

11/06/2008

CLÁUDIA AMORIM: de volta à cidade, na companhia do guitarrista Renato Piau, a cantora carioca mostra canções de Geraldo Azevedo e outros clássicos da MPB

Admiradora da fusão nordestina vivenciada pela MPB desde a década de 70, a cantora carioca Cláudia Amorim está de volta à cidade, depois de duas rápidas passadas, em 2003 e 2005. Fazendo o pré-lançamento de seu segundo CD, “... Para entender as estrelas”, gravado entre Natal e o Rio de Janeiro, a intérprete, que já foi backing vocal de Sandra de Sá e do mineiro Tavito e conquistou o saudável apadrinhamento de Danilo Caymmi, terá a companhia do guitarrista Renato Piau, fera conhecida por acompanhar Luiz Melodia, seu parceiro no divertido reggae “Cara a Cara”. Cláudia se apresenta hoje no Café Ponto de Luz

O “charme das canções” de Geraldo Azevedo, Ednardo, Belchior, Fagner... Suas fusões com a MPB, sem perder a nordestinidade, como, em sentido inverso, fizeram Edu Lobo e João Gilberto, encantam a carioca Cláudia Amorim, desde muito cedo. “Sempre tive essa identidade com a música do Nordeste, sem procurar fazer música regional. Gosto da temática e desta mistura de bossas com a linguagem mais contemporânea, uma fusão que tem muito a ver comigo”, relata a não menos charmosa cancionista.

Com essa proposta, a cantora lançou, em 2000, seu primeiro álbum solo, o independente “Dia Branco” (com distribuição pela paulista Eldorado), já fazendo sua primeira reverência a Geraldo Azevedo. Um álbum que contou com a mãozinha do padrinho Danilo Caymmi, que se encantou pelo timbre de Cláudia quando ela integrava o grupo vocal Cor e Canto. “Ele foi uma pessoa maravilhosa para a minha carreira, me arrumando um show no Mistura Fina, que abriu muitas portas”, descreve.

Uma consulta pessoal ao compositor de “Dia Branco” estabeleceu de vez o vínculo que faltava. Como Danilo, Geraldo acabou participando do álbum. A convivência se manteve tão naturalmente, que a cantora, nem bem lançou ainda seu segundo álbum, já demarcou o terreno para seu próximo projeto, um álbum inteiramente dedicado ao repertório de Geraldinho, previsto para ser lançado em 2007.

Já “... para entender as estrelas”, foi produzido pelo baterista potiguar Di Steffano, entre o Rio e Natal, sendo lançado pelo selo Guitarra Brasileira, do guitarrista Renato Piau. “Fui para Natal logo depois da minha apresentação aqui em Fortaleza, em junho do ano passado”, diz sem perder a chance de agradecer ao apoio prestado pela Varig Log e de ressaltar que Geraldinho está compondo uma música especialmente para o projeto conjunto.

Com arranjos mais camerísticos, a cargo da pianista carioca Delia Fischer, o segundo CD destaca composições como “A lua o amor e o mar”, do potiguar Manassés Campos, uma das confirmadas para a apresentação de hoje, calcada no repertório do CD. Canções como “Sem mais adeus” (Francis Hime/Vinicius de Moraes), “Saudosismo” (Caetano Veloso) e ainda as geraldianas “América futura e “Inclinações Musicais” e as “Maria noite e dia” (Renato Piau e Arnoud Rodrigues) e “Amanhã sai no jornal” (Renato Piau e Ronaldo Santos) também foram escaladas para as apresentações.

“Está sendo uma honra compartilhar esta turnê com o Renato Piau, um músico dos mais importante do Brasil”. E então, haverá chance para um solo do guitarrista? “Só no Ponto de Luz, no Centro Cultural será mais em torno do meu repertório, mas também vai ser ótimo”, convida a intérprete, cujo segundo CD só ficará pronto no mês que vem, reunindo outras feras como Perinho Santana (violão e guitarra), Zé Luiz Maia (baixo), da banda do Rio, e Jubileu Filho (guitarra), Di Steffano (bateria) e Eduardo Tauffic (teclado), do lado potiguar.

Boas referências para quem ainda dá seus primeiros passos, ao menos fora do Rio. Ainda que, após uma precoce experiência nos estúdios, dublando personagens do Clube do Mickey, a cantora tenha dividido seu tempo com uma formação em jornalismo e agora tenha que galgar seu lugar no mercado brasileiro de cantoras. “Faço a minha parte”, define, sem perder o charme.

SERVIÇO: Cláudia Amorim e Renato Piau - Pré-Lançamento do CD “...Para entender as estrelas”. Hoje, 21h30, no Café Ponto de Luz (Rua Coronel José Aurélio Câmara, 1201b, Dunas - Papicu). Ingressos: R$ 5,00. Informações: 3262-1926.

(© Diário do Nordeste)

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind


 

Google
Web Nordesteweb