Notícias
Começa Festival Folclórico do Cariri

16/08/2006

 

A Fundação do Folclore Mestre Eloi, em assembléia realizada com a participação dos mestres de todos dos grupos folclóricos locais, deliberou sobre a programação do 28º Festival Folclórico do Cariri e escolheu as três personalidades que serão agraciadas com o Troféu Mestre Dedé de Luna este ano.

Serão homenageados com o troféu: João do Crato, cantor e folclorista; Lifanco, músico, instrumentista, compositor e pesquisador da cultura popular; e o advogado Raimundo de Oliveira Borges, do Instituto Cultural do Cariri.

Com relação ao festival, que prossegue até o próximo dia 22, o presidente da Fundação, professor Cacá Araújo, lamentou que, até ontem, ainda não tinha nenhuma posição da Prefeitura Municipal do Crato no que diz respeito a apoio financeiro. “O projeto do festival foi protocolado no gabinete do prefeito, juntamente com ofício solicitando apoio financeiro, desde o mês passado”, afirma.

 
 

Cacá Araújo lembra que os dois últimos festivais foram realizados, praticamente, sem nenhum apoio financeiro, o que prejudica não só a preservação e difusão do folclore e da cultura tradicional popular local, como também a imagem do Município, que ostenta o título de “Capital da Cultura” cearense.

Na reunião, os mestres e dirigentes da Fundação do Folclore Mestre Eloi reafirmaram que o festival acontece mesmo que não tenha apoio público, ou que a programação seja mudada, tenha que ser ao som de caixas amplificadas, sob a luz da lua e em locais que, infelizmente, dificultarão a presença da juventude e das pessoas que valorizam o folclore.

“Trata-se da 28ª edição do festival. Não é um evento de faz-de-conta. É uma tradição que já está inserida nos calendários turísticos estadual e nacional”, diz Cacá Araújo, acrescentando que ainda espera a compreensão do poder público municipal, declarando a liberação de recursos para a realização do Festival Folclórico do Cariri, o mais antigo do Estado do Ceará, e um dos mais antigos do País.

O diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal do Crato, Alcides Arraes Peixoto, garantiu, ontem, que não vai faltar apoio ao evento. “Vamos ajudar financeiramente dentro das possibilidades”. O Assessor de Imprensa da Prefeitura, Tasso Araújo, confirmou com o chefe de gabinete do Executivo, Cícero França, que o projeto do evento foi protocolado e encaminhado para as devidas providências.

(© Diário do Nordeste)

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind


Google
Web Nordesteweb