Notícias
O mestre do violão

10/06/2008

Nonato Luiz: turnê em novembro por vários países da Europa

Um dos maiores violonistas do País, o cearense Nonato Luiz fará uma turnê por vários países da Europa, em novembro.

Nascido na pequena cidade de Lavras da Mangabeira, no interior do Estado do Ceará, Nonato, com certeza, jamais imaginaria que seria um dos instrumentistas brasileiros mais requisitados da Europa. O violonista, que transita entre o popular e o erudito com maestria, defende e divulga o violão brasileiro como poucos, levando os ritmos brasileiros autênticos, como choro e o baião às salas de concerto de todo o mundo.

O contato com o baião vem desde pequeno, por influência do pai, que era fã do rei do estilo, o pernambucano Luiz Gonzaga. O choro também foi marcante na formação do músico, que sempre incluiu mestres como Pixinguinha e João Pernambuco em seu repertório.

Seu último disco “Baião Erudito”, foi dedicado a Luiz Gonzaga e ao seu maior parceiro, o cearense Humberto Teixeira. Nonato fez as adaptações das músicas da dupla somente para o violão, permitindo retratar com vigor sua qualidade técnica e noção rítmica, mergulhando com seu som cristalino nesse universo musical nordestino que sempre fez parte de sua vida.

Além de grande instrumentista, Nonato também se destaca pelo seu lado compositor. Com mais de 700 músicas, entre peças para violão e canções, o músico já tem partituras de suas obras editadas em todo mundo, principalmente na Alemanha e Inglaterra. Dos parceiros do músico nas canções constam a nata dos poetas e letristas da Música Popular Brasileira, entre eles, Hermínio Bello de Carvalho, Fausto Nilo e Abel Silva.

Este ano, Nonato está completando 50 anos de carreira e uma longa trajetória. Foram, 31 discos e canções gravadas por nomes como Nara Leão, Geraldo Azevedo, Belchior, Fagner e outros. Além de participações em discos e shows de Chico Buarque e Luiz Gonzaga. Lançou também quatro livros com as partituras de suas composições, sendo um dos privilegiados brasileiros que tem lançado na Europa um livro de partituras com suas composições, intitulado “Suíte sexta em Ré para guitarra”, editado pela Henry Lemoine, de Paris.

No seu show, Nonato, além de tocar suas músicas, homenageará outros compositores e instrumentistas que o influenciaram como os também violonistas Baden Powell e Garoto. Em novembro o violonista mostrará toda esta performance na Europa, onde realizará shows na Alemanha, Suiça e Áustria.

(© Diário do Nordeste)

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind


Google
Web Nordesteweb