Notícias
Ramiro Musotto morre de câncer, aos 45 anos

12/09/2009

 

 

Fotos: Divulgação
Ramiro Musotto nasceu na Argentina e foi radicado na Bahia

Morreu na madrugada desta sexta-feira, 11, o compositor e produtor musical argentino e radicado no Brasil desde 1996, Ramiro Musotto. O artista morava na Bahia e faleceu em decorrência das complicações causadas por um câncer de estômago, aos 45 anos, no Hospital São Rafael.

Natural da província de Baia Blanca, na Patagônia Argentina, o percussionista já havia cancelado, inclusive, uma apresentação em julho deste ano no Festival de Músicas do Mundo (FMM), por conta do avanço da sua doença. Na ocasião, a produção do argentino chegou a informar que ele poderia voltar a trabalhar a partir do mês de setembro.

Dentre os artistas brasileiros com os quais trabalhou, estão Lenine, Marisa Monte, Marina Lima, Daniela Mercury, Os Paralamas do Sucesso, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Lulu Santos, Zeca Baleiro, Adriana Calcanhotto, Titãs, Fernanda Abreu, Sergio Mendes, Zélia Duncan, Kid Abelha e Gal Costa.

Seu primeiro trabalho solo data de 2001, quando lançou o álbum Sudaka, no qual mescla cânticos indígenas e influências afro-baianas, além de outros ritmos. Seu segundo solo Civilização & Barbarye foi lançado seis anos depois, tendo a percussão com um dos destaques, reunindo o eletrônico e o tradicional no seu trabalho.

Tendo o berimbau como um dos seus principais instrumentos de trabalho, Ramiro Musotto manteve a influência de ritmos afro-caribenhos nas suas produções próprias, além da presença da afro-baianidade nos seus dois álbuns solos.

(© A Tarde)

 

 


Morre compositor e produtor Ramiro Musotto

O compositor, percussionista e produtor musical Ramiro Musotto, 45 anos, faleceu na madrugada desta sexta-feira (11), por volta das 4h da manhã. O músico descobriu há cerca de quatro meses que estava com câncer no estômago, proveniente de uma úlcera.

Ramiro ficou internado em torno de uma semana em um hospital particular de Salvador, e na última quarta-feira (9) foi transferido para uma outra unidade hospitalar privada.

O músico deixa mulher e três filhos, um casal de gêmeos de 11 anos, e uma jovem de 24 anos. Ele será enterrado às 17h de hoje, no cemitério Jardim da Saudade. Em nota à imprensa, o secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles, falou sobre o falecimento do músico.

'Ramiro Musotto, baiano nascido na Argentina, é um dos mais importantes artistas que a Bahia produziu. Por que ele foi produzido aqui. A Bahia lhe deu um instrumento com uma única corda - o berimbau - para ele reinventar o som e Ramiro se tornou inspiração para todos, cidadãos comuns que produzem arte e artistas que refletem os sonhos dos cidadãos. Com Ramiro, a Bahia ganhou em criatividade, em beleza e ampliou suas possibilidades de canto do mundo onde o mundo se encanta. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia compartilha o mesmo sentimento de dor dos amigos, familiares e todos os parceiros artísticos de Ramiro', disse o secretário. 

Trajetória - Ramiro Musotto era argentino e morava há doze anos em Salvador. Uma das principais marcas do músico era a presença do berimbau nas composições.

Musotto realizou trabalhos em parceria com cantores como Zélia Duncan, Lenine, Marisa Monte, Marina Lima, Daniela Mercury, Caetano Veloso, Gilberto Gil e também com grandes bandas como Titãs e Paralamas do Sucesso.  

(© IBahia)


Morre aos 45 anos o compositor e produtor musical, Ramiro Musotto

O compositor e produtor musical argentino radicado no Brasil desde 1996, Ramiro Musotto, de 45 anos, morreu por volta das 4h da madrugada desta sexta-feira (11), no hospital São Rafael, devido complicações de um câncer de estômago. Ele será enterrado na tarde desta sexta-feira (11), no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas.

O secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, escreveu uma nota de pesar pela morte do músico. 'Ramiro Musoto, baiano nascido na Argentina, é um dos mais importantes artistas que a Bahia produziu. Por que ele foi produzido aqui. A Bahia lhe deu um instrumento com uma única corda – o berimbau – para ele reinventar o som e Ramiro se tornou inspiração para todos', destacou o secretário.

Musoto trabalhou com diversos artistas brasileiros, como Daniela Mercury, Os Paralamas do Sucesso, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Titãs, entre outros. Seu primeiro trabalho solo foi o álbum Sudaka, lançado em 2001.

(© Correio da Bahia)


VÍDEO

 

 

 

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind