Notícias

02/08/2001

"Poética do sertão" volta a Campinas (SP) com Elomar e Xangai

OTAVIO MAZZA DE ANDRADE

   Quatro meses após a apresentação de Xangai em Campinas (95 km de São Paulo), o mesmo Via Roça recebe novamente a "poética do sertão" com os músicos Elomar, Xangai e João Omar de Carvalho Mello, maestro e violonista clássico, filho de Elomar.

   Ambos baianos, de Vitória da Conquista, Elomar e Xangai, que são primos e tocavam juntos desde muito jovens, têm seus nomes comumente associados aos discos "Cantoria" 1 e 2 (1984), em que os dois formaram um quarteto com Vital Farias e Geraldo Azevedo.

   O trabalho realizado em "Cantoria" não deve ser, no entanto, a base do repertório do show em Campinas.

   O próprio Elomar explica por que em entrevista à Folha, na última sexta, pouco antes de se apresentar em Belo Horizonte, no Palácio das Artes, com camerata e os cantores líricos Luciana Monteiro de Castro e Lucas Doro.

   "A "Cantoria" fica como um marco, mas aquilo foi somente um encontro, que virou um fenômeno por causa da época em que apareceu. Realmente nós chegamos e apresentamos um trabalho brasileiro de verdade, de caráter nordestino, mas, possivelmente, a gente não cantará nada do "Cantoria"."

   Ainda sobre o repertório da apresentação, Elomar explica que o roteiro deve ser definido pouco antes da apresentação. "Se eu, João Omar e Xangai sentarmos lá, dentro de meia hora a gente resolve, e te digo uma coisa: se a gente não planejar, a gente vai para o palco e na hora sai tudo", diz Elomar, mostrando o grau de entrosamento do trio. "A gente canta o velho cancioneiro", finaliza.

   O cancioneiro ao qual se refere Elomar é a coleção de cerca de 80 canções compostas por ele ao longo de mais de 30 anos de carreira, somadas às músicas de Xangai.

   O cancioneiro é, no entanto, apenas parte da obra de Elomar, já que, segundo o próprio músico, cerca de 15% de sua produção musical é de canções, ou seja, música popular e cantada. Os 85% restantes são de música sinfônica e lírica: óperas, antífonas, concertos de violão e orquestra, galopes estradeiros e "uma porção de coisas". O primeiro registro sinfônico, em disco, do músico é de 1981, "Fantasia Leiga para um Rio Seco", executado pela Orquestra Sinfônica da Bahia.

   O cantor e compositor pretende lançar, até o fim do ano, três novos trabalhos: "Árias Sertânicas nº 2" (o primeiro é de 1992), contendo árias de ópera cantadas pelo próprio Elomar, uma parceria com o filho João Omar de Carvalho Mello, no disco solo de estréia dele, com dez peças para violão compostas por Elomar, e "Riachão do Gado Brabo", no qual o músico pretende registrar a parte de seu cancioneiro que ainda não havia sido gravada.

Talento singular

   Com 15 LPs lançados, incluindo os três "Cantoria", e uma parte importante de sua obra ainda não gravada, Elomar Figueira Mello, 63, é uma figura musical singular.

   Homem culto -é músico, arquiteto e possui uma erudição que vai dos clássicos à literatura hebraica-, Elomar prefere os hábitos e o isolamento do campo.

   Vive sem telefone, rádio ou TV em sua fazenda Duas Passagens, na beira do rio Gavião, no alto sertão baiano (município de Caetanos, sudoeste daquele Estado), onde dedica-se às tarefas da fazenda e à sua obra. "Fico compondo, escrevendo, fazendo roteiros de cinema, terminando os livros dos contos, fazendo orquestração duma peça, doutra", conta.

   Embora afirme ter "horror a essa máquina", leia-se mídia eletrônica, a qual Elomar impõe severas restrições, o músico utiliza, com o talento que lhe é característico, os recursos que ela proporciona. Mantém, desde o dia 6 de julho, uma página na internet, uma "gleba" (www.elomar.mus.br), como a chama o músico, com dados biográficos, discografia e um hebdomadário (publicação semanal) chamado "Estado do Sertão".

   Em um editorial com linguagem rebuscada e atrevida, abaixo de uma grafomarca de um soldado armado em posição de tiro e sob o título "Na Mira do Meu Fuzil", Elomar critica duramente a posição subserviente e americanizada de políticos, intelectuais e redes de TV. (FOLHA ONLINE)


Com relação a este tema, veja também:

Sites de ELOMAR e XANGAI na seção MÚSICA
Site NordesteWeb de GERALDO AZEVEDO

Google
Web Nordesteweb