Notícias
Mostra homenageia Ferreira Gullar

18/10/2003

Ilustração de Angela Lago para ‘O Touro Encantado’

 

'70 Anos Poesia & Poesia' desvenda produção pouco conhecida do poeta e crítico

MARIA HIRSZMAN

   Chega finalmente a São Paulo a exposição itinerante 70 Anos Poesia & Poesia em homenagem a Ferreira Gullar, iniciada há três anos por ocasião de seu 70.º aniversário e que já foi vista no Rio, Curitiba, São Luís do Maranhão e Petrópolis. O evento itinerante procura lembrar a importância do autor maranhense no cenário cultural brasileiro, mostrar sua grande diversidade e excelência produtiva - como poeta, tradutor, ensaísta, teatrólogo e crítico de arte - e desvendar um lado bem pouco conhecido de sua trajetória: sua produção visual.

  Poucos sabem que, além de ter desempenhado um papel importante na reflexão sobre as artes visuais - não apenas como reflexão, mas participando como artista e ajudando a construir o arcabouço teórico de um movimento tão importante quando o concretismo neoconcretismo -, Gullar não faz apenas poesia escrita.

  As colagens e desenhos (que também podem ser vistos no site www.ferreiragullar.com.br) são um grande hobby. Nesses trabalhos Gullar parece dialogar com os artistas que reverenciou recentemente no livro Relâmpagos, uma coletânea de pequenos textos sobre 49 artistas selecionados.

  Extremamente sintético e mesclando elementos lúdicos com um rigor construtivo lapidado durante décadas, ele remete nesses trabalhos íntimos a mestres como Morandi e Matisse.

  A exposição em cartaz no Sesc Pompéia também exibe uma série de trabalhos que ele intitula de "poemas-objetos" e que pertencem tanto ao universo da pintura quanto ao da criação poética.

  Os admiradores do autor maranhense, apontado como um dos mais importantes poetas brasileiros da atualidade e que chegou a ter seu nome inscrito por um grupo de notáveis para concorrer ao Prêmio Nobel, também poderão admirar fotos, objetos, obras de sua coleção de artes e o original de sua obra mais renomada, o Poema Sujo, que escreveu quando estava acuado, no exílio, em Buenos Aires.

  Autor de dezenas de livros, Gullar continua produzindo muito e lançando novos títulos no mercado, tendo aproveitado a abertura da exposição, na noite de ontem, para lançar duas novas obras: uma antologia bilíngüe de sua produção, patrocinada pela Fundação Prince Claus (pela qual foi premiado, em 2002), e o livro de contos infanto-juvenis O Touro Encantado. Lançada pela editora Moderna, a obra tem ilustrações de Ângela Lago e também estará exposta no evento.

  Seguindo a tradição já iniciada no Rio, quando Fernanda Montenegro foi convidada para recitar poemas de Gullar, a edição paulistana da homenagem contará com a participação de Nathalia Timberg que, no dia 30 de novembro, fará uma leitura de obras selecionadas do autor.

70 Anos Poesia & Poesia. De terça a sábado, das 10 às 19 horas; domingos e feriado, das 10 às 17 horas. Sesc Pompéia. Rua Clélia, 93, tel. 3871-7700. Até 30/11

(© O Estado de S. Paulo)

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind


Google
Web Nordesteweb