Notícias
Seis nordestinos homenageados em DVD de Alcymar Monteiro

11/06/2008

O cantor cearense Alcymar Monteiro


Cantor faz shows com superestrutura tecnológica para a gravação do primeiro DVD em Macaíba (RN)


JOSÉ TELES

Com 30 anos de carreira, uma discografia de 40 títulos, o cearense Alcymar Monteiro grava sexta e sábado seu primeiro DVD, no parque de vaquejada Terreiro da Vila, em Macaíba, região metropolitana de Natal (RN). A escolha do local, esclarece Alcymar, é uma maneira de homenagear a figura do vaqueiro, dos mais importantes personagens da cultura nordestina. A gravação do vídeo faz parte de um projeto que foi acalentado por durante anos e que se iniciou oito meses atrás. Um megaprojeto que inclui figurino, adereços, cenografia, coreografia e iluminação especiais, com tomadas realizadas até de helicóptero.

“O artista, quando se propõe a entrar num novo momento da carreira, precisa tomar cuidado para não ser engolido pela tecnologia. Neste DVD as pessoas terão oportunidade de levar nosso show para casa. Nos tempos de hoje, acho que não é apenas a voz que importa, mas a dança, uma proposta conceitual”, explica Alcymar Monteiro, que estará no palco com um grupo de oito bailarinos, com uma coreografia que incluirá os mais representativos ritmos nordestinos (xaxado, frevo, maracatu, coco, etc.), mais, obviamente, a banda que o acompanha em shows, que se utiliza além dos instrumentos básicos do forró (sanfona, triângulo, zabumba), também de teclados e metais: “Porque faço forró não vejo a obrigação de usar apenas sanfona, zabumba, triângulo. Gonzaga usou guitarra desde os anos 70”, defende-se. Armas para enfrentar as bandas que dominam o mercado folgadamente: “Uma coisa que estas bandas fizeram de bom, mesmo não fazendo forró, porque a música que tocam, aquilo não é forró, foi tornar o forró uma música que não é mais só de São João. Hoje, não posso lamentar, tenho shows o mês inteiro. Agora, engraçado é que só não me apresento com freqüência aqui no Recife”, ironiza.

O DVD de Alcymar Monteiro já tem título: Cultura brasileira, assim explicado pelo cantor: “A intenção é mostrar a verdadeira cultura nordestina brasileira, valorizar estas informações musicais, dançantes, documentais, que possam ser úteis para a atual e futuras gerações”. Cultura brasileira tem por conceito fazer a síntese da trajetória de Alcymar, do menino do interior do Ceará a artista respeitado, amigo de Gonzagão, abrangendo também o projeto Vaquejadas brasileiras, cantorias, parcerias com Luiz Gonzaga, Fagner, Zé Ramalho, Teca Calazans.

No show para gravação do DVD, Alcymar Monteiro adianta que prestará uma homenagem a seis pilares da cultura do Nordeste, e não apenas da música regional: “Luiz Gonzaga, Pinto do Monteiro, Lampião, Patativa do Assaré, Jackson do Pandeiro e Padre Cícero, cada qual presente no palco na forma de painéis gigantes: “Lampião simboliza a bravura do homem nordestino. Jackson é a escola rítmica, enquanto Gonzaga é a escola melódica. Pinto do Monteiro é o símbolo do poeta repentista, e Patativa da poesia matuta, do cordel, e ao mesmo tempo da consciência dos problemas sociais. Por fim, Padre Cícero, o visionário, guia religioso do nordestino”, resume Alcymar, os nomes escolhidos para a homenagem, que fará entre as 24 canções que selecionou para o repertório do show, que da vaquejada, ou seja do sertão, ao frevo, o litoral, e até uma menção à cultura ibérica, com forrós cantados em espanhol (ele acaba de gravar um disco inteiro em espanhol).

(© JC Online) 

Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind


Google
Web Nordesteweb