Notícias
Oliveira de Panelas, um repentista na Academia

10/11/2006

Poeta repentista Oliveira de Panelas recebe prêmio

KARYNA KAY

A cultura propagada pelos versos do poeta repentista, cordelista e cantador Oliveira de Panelas ingressa na Academia de Letras e Artes do Nordeste (Alane), núcleo da Paraíba. Durante a solenidade - que será realizada hoje na Fundação Casa de José Américo, às 19 horas - Oliveira assumirá a cadeira nº 29, cujo patrono é o poeta Eulajose Dias de Araújo.

Pernambucano nascido no município de Panelas, o repentista foi adotado pela Paraíba, onde reside há 30 anos e conquistou o título de cidadão pessoense e de cidadão campinense, além da medalha Augusto dos Anjos. Para Oliveira de Panelas, fazer parte da Alane significa reafirmar a importância da arte do repente na cultura nordestina propagada nacional e internacionalmente. “Essa conquista é resultado de um trabalho feito com seriedade e sobriedade, claro que com a reserva de espaços para o humor nos momentos em que os versos abordam essa temática”, comentou.

Com 45 anos de carreira, Oliveira de Panelas coleciona uma série de premiações e títulos que conferem ao artista a posição de um dos mais renomados e importantes representantes dos poetas repentistas no Brasil. A temática voltada para os problemas sociais do Nordeste, o romantismo com um tom lírico e o humor e entretenimento está registrado em 15 livros, 22 CDs e 11 LPs gravados individualmente e em dupla, resultado da parceria com artistas consagrados como Otacílio Batista, com quem cantou por 23 anos.

Participante de 298 festivais musicais, o repentista conquistou a primeira colocação por 185 vezes. “Minha intenção é passar a experiência acumulada ao longo desses anos para a nova e talentosa geração de repentistas que surge em nosso cenário cultural”, afirmou.

Dono de uma voz forte e afinada e considerado um renovador da cantoria pelos temas modernos abordados e pela técnica usada na arte de fazer versos, o compositor encantou um público ilustre, formado por autoridades internacionais como o presidente de Cuba, Fidel Castro, além de várias personalidades do mundo artístico e social. Cantou para o papa João Paulo II, enquanto ele fez a sua segunda visita à Argentina. Também compartilhou os palcos com o cantor Roberto Carlos por nada menos que quatro vezes.

Com a experiência acumulada como presidente da Associação de Poetas Repentistas do Brasil, sediada em João Pessoa, como membro do Conselho de Cultura da Paraíba e membro da União Brasileira de Escritores de Recife (UBE), o repentista dá andamento a uma série de projetos. Para o próximo ano, estão previstos os lançamentos do documentário especial da arte da cantoria Nós, Nós mesmos, Nós na América Latina, Nós no Brasil, Nós no Nordeste, Nós no Sertão, Nós em Qualquer Lugar, com tradução de José de Sousa, PhD em Ciência e Tecnologia da Comunicação. O livro O 13 º Apóstolo e o projeto Ópera Nordestina também devem ser lançados em 2007.

SERVIÇO

POSSE DE OLIVEIRA DE PANELAS NA ALANE. Na Fundação Casa de José Américo (Av. Cabo Branco, 3336, Cabo Branco, João Pessoa – tel.: 3214.8523), hoje, às 19h. Entrada franca.

(© Jornal da Paraíba)


Com relação a este tema, saiba mais (arquivo NordesteWeb)


powered by FreeFind


Google
Web Nordesteweb